terça-feira, 7 de janeiro de 2020

2020 na Literatura


Quando criança eu sonhava em ser escritora, em transpor para o papel histórias românticas da ficção; mais tarde, já na adolescência, decidi ser jornalista para narrar histórias da vida real. Como jornalista escrevi boas histórias, o que certamente me trouxe muito prazer, mas o lado ficcional das histórias, aquele da imaginação e da transposição para outros mundos, esse eu só realizei por meio da leitura, tornando-me assim boa leitora. E posso afirmar, hoje, que a melhor definição que tenho de mim mesma é como leitora e não consigo me imaginar de outra forma.

Ler é sonhar, é quebrar barreiras, é se posicionar no mundo, é resistir. Por isso, neste 7 de janeiro, Dia Nacional do Leitor, quero lembrar da importância do livro e da leitura na vida das pessoas, destacando algumas datas comemorativas na Literatura neste ano. São ótimos lembretes para se aventurar e se conectar no mundo inigualável da leitura.


2020 será marcado por importantes centenários, tanto de livros quanto de escritores (as) famosos (as). Começando pelos livros que chegam aos 100 anos, destaque para:


- Além do Horizonte, peça de teatro escrita pelo dramaturgo norte-americano e Nobel, Eugene O´Neil, que conquistou o Prêmio Pulitzer de 1920 com a obra. A peça se desenvolve numa fazenda agrícola nos EUA e conta a história de uma família, centrada nos irmãos Andrew e Robert. Enquanto está prestes a ir para o mar com seu tio, um comandante de navio, Andrew espera casar-se com a namorada e trabalhar na fazenda da família.
  
- Negrinha é um livro de contos de Monteiro Lobato, publicado em 1920. Os contos reunidos neste livro são considerados por muitos como os melhores escritos pelo autor.

- O Misterioso Caso de Styles é um romance policial de Agatha Christie, publicado em 1920. É o primeiro livro da autora a contar com a participação do detetive Hercule Poirot.
 
Já entre os autores (as), cujos centenários de nascimento serão lembrados e comemorados em 2020, destaca-se João Cabral de Melo Neto, poeta e diplomata pernambucano, nascido em 9 de janeiro, e autor da célebre obra Morte e Vida Severina, livro de poema regionalista e modernista, que narra o sofrimento na seca do Nordeste e a trajetória de migrante sertanejo em busca de um vida melhor na capital.


Outro centenário de destaque é da escritora e jornalista ucraniana, naturalizada brasileira, Clarice Lispector, a ser comemorado em 10 de dezembro. Sua obra é marcada por cenas cotidianas simples e tramas psicológicos, com pessoas comuns em momentos do seu dia a dia. Entre seus livros estão  A Paixão Segundo G H, Água Viva, Um Sopro de Vida, A Hora da Estrela e Laços de Família.

Entretanto, outros escritores (as) também merecem destaque neste ano, como Isaac Asimov, autor da trilogia Fundação, O Fim da Eternidade e do livro de contos Eu, Robô, entre outros. O centenário foi lembrado em 2 de janeiro.

O escritor José Mauro de Vasconcelos, chegaria aos 100 anos no dia 26 de fevereiro. Nascido no Rio de Janeiro, passou a infância em Natal, no Rio Grande de Norte, e retornou ao Rio a bordo de um navio cargueiro. Essas experiências serviram de material para sua extensa obra, marcada pela simplicidade, leveza e tipicamente brasileira. Destaque para sua obra Meu Pé de Laranja Lima e Coração de Vidro, livros belíssimos e de cortar o coração.

Em 13 de agosto será comemorado os 100 anos do nascimento de Ruth Guimarães, poetisa, cronista, contista, romancista e tradutora. Foi a primeira escritora brasileira negra que conseguiu projetar-se nacionalmente com o lançamento do romance Água Funda.

Já 16 de agosto será marcado pelo centenário de Charles Bukowski, poeta, contista e romancista estadunidense, nascido na Alemanha. A obra de Bukowski encanta gerações pelo caráter obsceno, despojado e coloquial. Dentre seus poemas, destacam-se O Pássaro Azul, Então Queres ser um Escritor? e Poema dos Meus 43 Anos.

E finalmente o autor da clássica distopia Fahrenheit 451, Ray Bradbury, faria 100 anos em 22 de agosto. Escritor americano, Bradbury foi romancista e contista de ficção científica e fantasia. Escreveu ainda As Crônicas Marcianas, entre outros

Vale lembrar que a cidade de Kuala Lumpur, na Malásia, foi nomeada pela Unesco como a Capital Mundial dos Livros de 2020, por centrar na educação inclusiva, no desenvolvimento de uma sociedade baseada no conhecimento e na leitura acessível para a população.

Como Capital Mundial, Kuala Lumpur irá apresentar uma série de ações, como a construção de uma “cidade do livro”, a Kota Buku Complex, além de uma promover campanha de leitura para usuários dos trens: desenvolver serviços digitais e de acessibilidade para a Bibliotea Nacional da Malásia e implantar cerca de 12 bibliotecas em  regiões pobres da cidade. O título passa a valer em 23 de abril, Dia Mundial do Livro. Por enquanto, a atual Capital Mundial do Livro é Sharjah, nos Emirados Árabes.

E para finalizar, não poderia deixar de citar os eventos literários deste ano. Veja quais feiras e festas já têm datas confirmadas:

- Flipoços – Festival Literário de Poços de Caldas
Temática: Mulher e Literatura da Poesia ao Poder
De 25/04 a 03/05 (MG)



- Feira do Livro da Unesp
De 01 a 05/04, em São Paulo (SP)
 
- FIQ – Festival Internacional de Quadrinhos
De 27 a 31/05, em Belo Horizonte (MG)

- Feira do Livro de Ribeirão Preto
De 30/05 a 07/06 (SP)

- Fliaraxá – Feira Literária Internacional de Araxá
Autores homenageados: José Eduardo Agualusa e Conceição Evaristo
Patronos: João Cabral de Melo Neto e Clarice Lispector
De 01 a 05/07 (MG)

- Flip – Festa Literária Internacional de Paraty
Autora homenageada: Elizabeth Bishop
De 19/07 a 02/08 (RJ)

- Flima – Feira Internacional da Mantiqueira
De 20 a 23/08 (Santo Antnio do Pinhal – (SP)

 Bienal Internacional do Livro em São Paulo
De 03/10 a 08/11 (SP)

- Fórum das Letras em Ouro Preto
De 11 a 15/11 (MG)                                                                                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário