sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Uma coleção encantada

Algumas pessoas, como eu, podem até torcer o nariz para o livro digital, mas a verdade é que, pouco a pouco a tecnologia vem conquistando mais adeptos. Isso não quer dizer que o livro impresso possa acabar, isso não! Acredito que as duas versões possam conviver pacificamente, lado a lado, uma completando a outra naquilo que lhe falta.

O fato é que hoje recebi um e-mail bem instigante – e atraente –, cujo subject convidava a imaginar um livro que tivesse trailer, como de cinema. Reunindo assim duas das minhas maiores paixões – cinema e literatura – não era de se estranhar que meu interesse tivesse sido despertado. Apressei-me a ler e soube de um projeto bacana que se chama Biblioteca Callis de Livros Encantados‏, da Editora Callis.

A coleção, que tem data marcada para estrear – 7 de dezembro –, compõe-se de 40 títulos infantis de autores brasileiros, que foram totalmente reformulados, para adaptarem-se ao perfil digital. As histórias são narradas e acompanhadas de uma trilha sonora criada pelo músico e compositor Kalau, que ajuda a dar movimento às páginas animadas, conforme informa o release da Callis.

A Biblioteca foi idealizada para ser usada por escolas, mediante pagamento de uma assinatura. Dessa forma, ela não será comercializada por livrarias, tendo seu uso restrito em salas de aula, já que cada título virá acompanhado de um plano de atividades para ser seguido pelo professor. Para adquirir a coleção, a escola deverá ter, basicamente, um computador com acesso à internet .

A ideia da Callis é levar os livros para regiões mais distantes do país, como o interior da Paraíba e, até mesmo para escolas brasileiras no Japão.

A coleção de Livros Encantados será lançada no seminário “Letramento Digital na Escola 3.0”, que a editora está organizando em parceria com o Instituto Canal do Livro. Na oportunidade serão realizadas três palestras: “As tendências do uso da tecnologia educacional via web”; “Os professores e o desafio da leitura; o que fazer para que nossos alunos leiam mais e melhor”; e “Letramento digital na sala de aula: um mundo a explorar”. Mais informações acesse
http://www.callis.com.br/portal/noticia.asp?ArtigoID=310

Digital ou impresso, o que importa mesmo é que iniciativas dessa natureza se intensifiquem sempre mais, promovendo e incentivando cada vez mais a leitura, ampliando o seu alcance e formando ainda mais leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário