quinta-feira, 24 de abril de 2014

Como você escolhe seus livros?

A Eva Maia, do Falando Livros, me marcou em um BOOK TAG bem instigante: “Como você escolhe seus livros?”. Ela consiste em relacionar cinco coisas que você faz ou leva em consideração na hora de escolher um livro para ler.
 
Pensar sobre isso não foi fácil, mas foi bom, pra também me conhecer melhor. Cada um tem sua motivação, por isso, o que serve para mim, pode não fazer nenhum sentido para outro, porque a escolha de um livro é muito pessoal e só o leitor sabe as razões que o levam a optar por uma ou outra obra na hora de ler.
Bom, então vamos às minhas motivações:
1 – Indicação
 
O primeiro impulso que me leva a escolher um livro é a indicação, seja de um amigo que leu e gostou, da crítica na internet ou em revistas literárias, ou ainda de um professor. Não importa. Basta que me deem uma sinopse da história e digam suas impressões que isso já é suficiente para me fazer interessar por um livro. Claro, às vezes posso não gostar, como aconteceu recentemente com O livro dos prazeres proibidos, de Federico Andahazi, que li depois de obter algumas informações favoráveis sobre a obra na internet. Prometia muito, mas me decepcionei com a leitura. Por outro lado, e na maioria das vezes, acabo gostando, como foi o caso de A Visita Cruel do Tempo, de Jennifer Egan, indicado por uma amiga. Simplesmente amei!
2 – Clássicos

 
Desde que me entendo como leitora venho buscando ler os clássicos, aqueles livros de apelo universal, capazes de tocar pessoas de diferentes culturas, que resistem ao tempo, sendo permanentemente atuais. A minha listinha nesse item ainda é grande, mas sempre que há uma brecha encaixo um clássico entre minhas leituras. Sei que não vou dar conta de todos, mas espero ler uma boa parte deles. Estou de olho em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa; Ulysses, de James Joyce; O Tempo e o Vento, de Érico Veríssimo; e Guerra e Paz, de Leon Tolstói... só para citar alguns.
 
3 – Autores
Ter um autor ou autora da preferência também influencia nas minhas escolhas literárias. Quando você se apaixona por um escritor(a), pelo seu estilo, pela sua prosa, é meio caminho andado para prosseguir e devorar sua obra. Acabei de ler Beatriz, de Cristovão Tezza, um autor que queria voltar desde que li O Filho Eterno e Um Erro Emocional. Ele tem uma escrita primorosa e envolvente, que fascina, fazendo com que eu deseje ler seus outros livros.
 
4 – Gênero literário
O gênero literário também pesa na minha escolha de um livro. Mas na verdade procuro diversificar, não lendo apenas um estilo, misturando biografias com fantasia; livro-reportagem com ficção; policial com romances de época, e assim vou variando. Da mesma forma os escritores, geralmente não leio o (a) mesmo (a) autor (a) seguidamente, mesmo gostando muito. Volto tempos depois, procurando sempre acrescentar novos autores às minhas leituras. No momento lendo pela primeira vez John Steinbeck, com Ratos e Homens, por sinal um clássico!
 
5 – Temática
Defino por temática aqueles livros que falam sobre um assunto do meu interesse, mas sob outra ótica. Como exemplo, livros que falam sobre livros. Já li alguns, como Ex-libris Confissões de Uma Leitora Comum, de Anne Fadiman, e tenho outros tantos aguardando sua vez, como O Ano da Leitura Mágica, de Nina Sankovitch.
 
Bom, acho que é isso.
E você, o que leva em consideração na hora de escolher um livro?

4 comentários:

  1. Cecília, achei suas opções bem legais, mostrou que você é eclética, mas tende a escolher com consciência. Gostei muito, abraços.
    Eva, Falando de Livros.

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nunca li o Cristovão Tezza. Será meu próximo autor. Respondi à sua pergunta? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, respondeu.
      Espero que goste de Tezza. Depois me conta. Beijos.

      Excluir