sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Presenteie com livros

Ler só faz bem. Amplia os horizontes, traz conhecimento, faz compreendermos melhor a nossa existência e aquece o coração. Por isso, no Dia das Crianças, além de amor e carinho, presenteie a gurizada com livros, lembrando ainda que em 12 de outubro se comemora, também, o Dia Nacional da Leitura.

Para ajudar na escolha, pedi a dois amigos, extremamente ligados à literatura infantil, que indicassem um livro infantil como sugestão de presente para o Dia das Crianças. Confira:


Fonchito e a Lua
Autor: Mario Vargas Llosa
Editora: Objetiva

“Primeiro foi o nome do autor que chamou meus olhos: Mario Vargas Llosa. Na prateleira onde moram os clássicos da literatura infantil, as rainhas e as princesas, o nome do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura escrito na lombada do livro de capa dura, com noite estrelada, e ilustrado por Marta Chicote Juiz, prendeu minha atenção. E, em seguida, chamou minhas mãos: pegue-me. Obedeci. Folheei, cheirei, acariciei.

Fonchito e a Lua é a história do primeiro encantamento, do beijo que Fonchito sonha em dar em Nereida, e de um pedido que tem tudo para ser impossível. Como Fonchito vai pegar a lua que Nereida pediu?

A imaginação tem a resposta para os desafios mais difíceis! E porque já nascemos apaixonados, esses desafios continuam para além da infância, para todo o sempre.”

(Gilmara Santos, apaixonada por literatura infantil, que ensaia seus primeiros textos e ilustrações. Escreve para os blogs Mundo da Princesa Amnésia /  Lendo para você / Papel de Pão /  Lendo para Severina / Todo dia uma historinha


Os meninos da rua Paulo

Autor: de Ferenc Molnár
Editora: Cosac Naify

“Um dos meus livros preferidos é Os meninos da rua Paulo, de Ferenc Mólnar (1878-1952), um clássico da literatura infanto-juvenil, escrito em 1907, que conta as aventuras de uma turma que morava numa rua chamada Paulo, em Budapeste, na Hungria, onde nasceu e cresceu o autor. É uma história que fala de amizade, mas tem rivalidades, pois havia outra turma que queria invadir o terreno onde eles brincavam e para defender o grund (como chamavam o terreno, que era tipo um campinho) do ataque inimigo, formaram um exército e enfrentaram uma verdadeira guerra.

Quando li esse livro, estava em plena luta pra defender a biblioteca do meu bairro, que a prefeitura queria demolir pra construir prédios de apartamentos, achei a luta dos meninos parecida com a nossa, e a história desse livro inspirou nossa luta. Quem traduziu Os meninos da rua Paulo para o português foi o professor Paulo Rónai, que nasceu em Budapeste no ano da publicação desse livro, cresceu nessa cidade lendo Ferenc Molnár, estudou na França e na Itália, depois se mudou para o Brasil e naturalizou-se brasileiro, além de tradutor e professor, ele foi escritor e crítico literário.”

(Heitor, do Blog do Le-Heitor (Heitor é um personagem criado por João Luiz Marques, jornalista e assessor de imprensa).

Os dois livros são lindos e espero que tenham gostado das dicas de leitura.


E feliz Dia das Crianças!

Nenhum comentário:

Postar um comentário