quarta-feira, 7 de abril de 2010

No Mundo de Tinta

Em outubro de 2006, em uma comunidade sobre livros no Orkut, uma das integrantes citou uma obra com a qual se identificou de imediato, no exato instante em que a viu na estante de uma livraria.

O livro, contou Tex, chamou-lhe a atenção pelo nome gravado na lombada. Ela então o puxou e se encantou pela capa e disse que nem sequer o abriu, julgou a história pela ilustração e pelo título. Como era muito caro – afinal, era lançamento – não pode adquiri-lo na hora, então o procurou em um sebo pela internet e acabou comprando-o por um preço bem inferior.

Eram quase 400 páginas, mas que Tex leu em apenas seis horas, tão entretida que ficou pela narrativa. Depois de lê-la, disse ser aquela a história que desejava ter sido escrito por ela.

O livro? Bom... é Coração de Tinta, de Cornelia Funke, escritora alemã de literatura infanto-juvenil.

Quando li o post de Tex no fórum de discussão da comunidade, fiquei muito interessada e fui pesquisar o livro na internet. De fato, a capa era bastante sugestiva – e linda – e o título, muito sonoro. Imediatamente coloquei-o na minha lista, mas o tempo passou e não li. Quando em dezembro de 2008 foi lançado, no Brasil, o filme baseado no livro, tendo Brendan Fraser no papel principal, a obra foi reeditada, apresentando a capa com a imagem do cartaz do filme. Mas ainda não seria daquela vez que eu conheceria melhor a história, porque acabei não assistindo ao filme.

Quis o destino, porém, que Coração de Tinta viesse me cutucar mais uma vez. Sábado, dia 3, foi meu aniversário e, entre as surpresas reservadas para mim no dia, ganhei dos meus sobrinhos e da minha irmã o livro de Cornelia Funke, e o que é melhor, com a capa original, aquela que tanto encantou Tex em 2006.

Agora não tem desculpa, o livro alcançou o topo da minha lista, será uma das próximas leituras que farei e estou bastante ansiosa para começar, só não faço de imediato porque tenho de terminar outras leituras, por causa do meu TCC do curso da pós.

E sabe o que descobriu ainda? Que Coração de Tinta faz parte de uma trilogia, intitulada “Mundo de Tinta”. É o primeiro da série, seguido por Sangue de Tinta e Morte de Tinta. Os dois primeiros títulos já foram publicados no Brasil, apenas o último é que deverá ser lançado no segundo semestre deste ano, pela Companhia das Letras.

A trilogia trata de livros e de leituras e das consequências advindas se porventura personagens de um livro entrassem para o mundo real do leitor, misturando heróis e vilões.

A autora, Cornelia Funke, nasceu em 1958 e tornou-se escritora de best-sellers por acaso, na década de 1980. Ela começou como ilustradora de livros infantis (isso me lembra a minha amiga Simone, quem sabe ela não se aventure pelo mesmo caminho), formou-se em Pedagogia e na área de ilustração de livros. Mas o reconhecimento internacional só veio em 2000, com a publicação de o Senhor dos ladrões. Hoje, os livros dela são traduzidos em mais de 40 línguas. Chegou até a ser apelidada de "Joanne K. Rowling alemã", em referência a autora de Harry Potter, em razão do seu sucesso.

A literatura infanto-juvenil nunca esteve tão em evidência e em tão boas mãos. Sorte dos mais novos, mas sorte dos adultos também, que podem se deliciar com essas aventuras fantásticas e deliciosas, e sobretudo edificantes.

6 comentários:

  1. A capa realmente é muito bonita.

    ResponderExcluir
  2. Sempre encantadora... Poxa, Ciça, seu blog é incrível! Pena eu não poder acessá-lo diariamente... Mas hoje vou fazer uma maratona e ler tudo o que perdi. Aliás, sobre ler, concordo plenamente: título e capa deste livro são, no mínimo, encantadores...
    Depois nos conte a experiência.
    Beijos, querida! Saudade!

    ResponderExcluir
  3. oi, amiga, Parabenssssssssssssssss!!! mesmo q atrasado, mas de coração!!! como foi de niver?
    depois de ler, me conte, vou ver se acho na biblioteca.
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
  4. Oieee.....publiquei a terceira parte da entrevista! uhuuuu

    Adorei seu comentários lá no blog, viu?

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Faz tempo que quero comprar esse livro, essa semana mesmo peguei-o na mão, mas achei caro e acabei comprando outro. Mas um dia ainda compro! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Eu fã da trilogia "Mundo de tinta"! Tanto q o meu blog literário recebeu este nome ( http://ink-mundodetinta.blogspot.com/ ). Este primeiro livro é fantástico! Mas o segundo é ainda melhor. Estou ansiosa pelo terceiro e último - infelizmente - livro da trilogia.
    Bj.

    ResponderExcluir