sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O bruxinho na telona

Mal cheguei ao trabalho hoje de manhã e já fui abordada por um colega que me disse:
– Meu filho chegou às 3 da manhã em casa.
Fiquei na expectativa só pensando no que eu tinha a ver com isso.
– Ele saiu de um carro que estava atulhado de gente, nem sei como todo mundo entrou ali dentro.
Continuei sem entender nada. Foi aí que ele falou:
– Ele foi assistir a pré-estreia de Harry Potter e as Relíquias da Morte e eu o esperei para saber do filme.
Pronto. Ouvir aquelas palavras foram como mágica para mim e apressei-me em saber:
– Verdade? E aí, o que ele achou?
– Nossa! Disse que é bem idêntico ao livro. Ele adorou!

Meu Deus, quase pirei. Se já tinha vontade de assistir ao filme, depois do que ele me contou fiquei mais ansiosa ainda. Quanto esperei por isso, contei os dias até, só falava no filme nestes últimos meses. Disse a mim mesma que iria assistir assim que estreasse e depois veria novamente, para prestar mais atenção aos detalhes que por ventura deixasse escapar da primeira vez.

Mas pensei melhor e achei por bem esperar mais uma semana. Um pouco por causa do alvoroço e das filas enormes, depois porque assim prolongo a expectativa e alimento o meu desejo. É mais ou menos como naquele conto de Clarice Lispector, Felicidade Clandestina, em que uma menina queria muito ler um livro, mas não conseguia emprestá-lo, até que quando o teve em mãos, fazia de conta que não o tinha, escondia-o em algum lugar e se espantava ao encontrá-lo novamente para, de alguma forma, prolongar o êxtase pela conquista e o prazer daquela futura leitura.

E mesmo conhecendo a história, pois já li As Relíquias da Morte quando o livro chegou ao Brasil (até comprei em pré-venda) em 2007, a expectativa pelo filme não diminuiu, ao contrário, só cresceu, porque assim poderei visualizar todo o universo potteriano na tela do cinema e unificá-lo com o meu, concebido durante a leitura.

Este livro é o sétimo e último da saga e, transposto para o cinema, foi dividido em duas partes. A primeira estreia agora. A outra só chega em julho de 2011. Esta última aventura é muito engenhosa, muito boa, repleta de detalhes. Harry Potter amadureceu e com eles seus milhares de fãs. Da história infantil e engraçada do primeiro livro (A Pedra Filosofal), que introduziu toda a história do pequeno bruxo, o último carrega um tom mais sombrio e sóbrio, já iniciado com o quarto livro da série, O Cálice de Fogo.

Muitos personagens povoam as páginas de As Relíquias da Morte e grandes surpresas estão reservadas para Harry e sua turminha. Juntos, eles buscam – para destruir – as horcruxes com que Voldemort dividiu sua alma. Uma empreitada dura, repleta de percalços e reviravoltas, mas também uma jornada de persistência, coragem e amizade.

Mas, enquanto não me aventuro pelas salas de cinema, vou me divertindo com as brincadeiras baseadas na série, como este teste –http://testeparavoce.br.msn.com/entretenimento/harrypotter/Start.aspx – que vi no MSN para saber que “personagem você é no mundo potteriano”. O meu resultado? Harry Potter.

3 comentários:

  1. Oi, Cecilia
    Tambem estou muito curiosa para assistir esse filme, gosto muito da saga do bruxinho. Aqui tb teve pre-estreia a meia-noite..e o pior que estava um frio de lascar e muita gente se aventurou para ver primeiro que todo mundo! Bjs

    ResponderExcluir
  2. Cecília, ai menina, eu não me contive e fui na sessão da meia-noite que rolou aqui também? Adorei o filme, chorei muuuuuito, me surpreendi com muita coisa - apesar de ter lido o livro logo quando saiu também.

    Mas, assim, achei uma tremenda sacanagem da Warner em dividir o filme em duas partes. Há trechos longos demais, em que a narrativa se perde um pouco. Acredito que seria muito mais digno terem feito um filme só, com mais de três horas (e que todos também veriam) do que dividir o último livro em duas partes para obter recorde$ de bilheteria.

    ResponderExcluir
  3. Eu tb não assisti a este filme ainda... Principalmente por causa do alvoroço. Se tudo der certo vou assistir amanhã! ADORO HP!!!
    =0)

    ResponderExcluir