quinta-feira, 19 de maio de 2011

Uma grande festa literária

Férias é tudo de bom. Significa tempo para descansar, relaxar, repor energias e para fazer o que não se pode – e deseja – quando se está trabalhando, enfim é puro prazer. E se podemos conciliar as férias com atividades das quais gostamos, melhor ainda.

Estou falando de férias agora, mas as minhas se encontram a três meses de distância. O que me fez lembrar delas é que há quatro anos, pelo menos, costumo tirá-las em julho e, consequentemente, as associo à Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que acontece, geralmente, naquele mesmo mês, e destino certo das minhas três últimas férias tiradas.

Este ano, porém, contrariando a lógica, as minhas férias foram transferidas para agosto. É que na mesma semana de julho em que será realizada a Flip, a empresa em que trabalho promoverá um evento e terei de cobrir. Imaginem, então, a minha frustração de não poder ir à Festa Literária, ainda mais este ano que terá a presença do cartunista e jornalista Joe Sacco, expoente do Jornalismo em Quadrinhos, trabalho este que inspirou minha monografia na pós de Jornalismo Internacional e me conquistou, de vez, para o mundo dos quadrinhos.

Mas como nem tudo é definitivo, minha esperança era de que pudesse participar da festa, pelo menos, no final de semana. Seria corrido, mas se pudesse ver Joe Sacco, valeria a pena.

Hoje essa pequena esperança começou a se tornar realidade quando, na coletiva da Flip 2011, pude comprovar, na programação distribuída à imprensa, que Joe Sacco estará na mesa que acontece no sábado, dia 9, às 12 horas. Perfeito, perfeitíssimo! Era a possibilidade que eu esperava. Um fim de semana curto, mas com a expectativa de poder vê-lo – e ouvi-lo – de perto, naquela atmosfera literária, numa das cidades mais bonitas do Brasil.

A Flip 2011, que chega a sua nona edição com um novo curador, o jornalista Manuel da Costa Pinto, tem uma lista de convidados bastante diversificada e eclética, que condiz com o autor homenageado deste ano: o escritor Oswald de Andrade, um dos mais importantes introdutores do Modernismo no Brasil e criador do ideário antropofágico.

Com a colaboração precisa de Marília de Andrade, filha de Oswald, os organizadores da Flip elaboraram uma programação sob medida em homenagem ao escritor modernista. Haverá uma exposição com documentos e obras de Oswald de Andrade e mesas literárias que discutirão suas ideologias, como a da abertura da Flip, em 6 de julho, que contará com a participação de Antonio Candido, 93 anos, professor e estudioso da literatura brasileira e estrangeira, que foi amigo pessoal de Oswald.

A Flip deste ano traz 29 autores de 13 países, numa verdadeira celebração de vários idiomas: inglês, espanhol, francês, italiano, húngaro e, é claro, o português. Juntos eles discutirão, em 18 mesas, ciência filosofia, tecnologia, linguagem e muita literatura.

“A predominância desta edição é para a ficção e romance, sem detrimento das outras áreas do saber”, informou Costa Pinto. Segundo ele, haverá representantes da literatura do século XX, como o escritor João Ubaldo Ribeiro, cuja obra é o ápice da literatura brasileira; o romance moderno será expresso pelo italiano Antonio Tabucchi e o americano James Ellroy; o romance experimental será representado pela argentina Pola Oloixarac e pelo português Valter Hugo Mãe; já o húngaro Péter Esterházy e o francês Emmanuel Carrère tratam da ficção e não ficção, com uma abordagem mais autobiográfica.

Outro destaque da nona edição é a transferência da Tenda do Telão e da Tenda dos Autógrafos para o mesmo lado em que funciona a Tenda dos Autores. O espaço em que as duas tendas ficavam, nas edições anteriores, será ocupado pela Flipinha e pela Flipzona, voltadas respectivamente para os públicos infantil e adolescente. A ideia é desafogar o centro histórico.

Com relação a essas duas atividades, sua coordenadora, Cris Maseda, ressaltou que estas não se tratam de eventos apenas, elas são, na verdade, “o resultado do trabalho que a Casa Azul realiza o ano inteiro nas escolas de Paraty, para a promoção da leitura de literatura entre as crianças e jovens da cidade”. Por sinal, um belo trabalho que, espera-se, frutifique ainda mais.

Confira a programação completa da nona edição da Flip no site da Festa: http://www.flip.org.br/programas.php

* A foto é de Walter Craveiro

3 comentários:

  1. sempre sinto saudades da Flip...tomara que dê para você ir e depois contar pra gente e ainda tirar uma foto com ele né?

    beijo!!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria muito de poder ir à Flip. Mandei um conto para o prêmio Off-Flip, se ganhar vou com certeza.

    ResponderExcluir
  3. Todos os anos me frustro no período da Flip, moro longe,longe, longe. Sei que um desses eu vou, mas quando, meu Deus?
    Mas férias é muito bom, e as minhas já estou programando, pena que vou me afastar do blog neste período.
    Coloco minhas esperanças em você, para mim deixar informada de tudo.
    Beijos

    ResponderExcluir