quarta-feira, 6 de julho de 2011

Jogo da Literatura

Como leitora gosto de assinalar trechos em livros que estou lendo. Às vezes faço marcações no exemplar e arrisco alguns comentários; em outras coloco post it no lugar e depois transcrevo para o papel ou computador; e, ainda, na falta de outro recurso, cometo a “heresia” – para muitos - de dobrar o canto superior da página para lembrar de anotar posteriormente.

Esses trechos assinalados são passagens bem subjetivas, que me tocam no exato momento em que os leio, e acho que deve ser assim para a maioria dos leitores. Contudo, há alguns trechos que se tornam célebres, facilitando a identificação do livro a que se referem. E é exatamente esta a ideia do Jogo da Literatura, um teste bacana que vi recentemente no site da revista Nova Escola.

O jogo avalia o conhecimento do leitor sobre 25 clássicos da literatura nacional e internacional. O desafio é relacionar 10 trechos aos seus respectivos livros, dispostos em uma estante. Antes de passar para o item seguinte, o leitor confere se acertou ou se errou e, sendo este o caso, qual a resposta certa.

Achei bem divertido – e instrutivo – e, apesar de não ter lido alguns dos livros selecionados, consegui ter uma boa margem de acertos. Os trechos, na verdade, tem tudo a ver com o livro a que se referem, é só prestar atenção. E funcionam como um chamariz, aguçando nossa vontade de ler.

5 comentários:

  1. Muito bom este jogo. Vou tentar fazê-lo mais tarde.
    Mas muitas vezes eu também dobro as páginas, e fico constrangida, mas logo me vem o anjinho bom me dizer que livro bom é livro usado, com marcas da dedicação de seu leitor. É diferente de livro sujo e rasgado, este prova a falta de amor de seu cuidador.
    Adorei este post, Cecilia.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Vou lá olhar agora! Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  3. Embora tbm não tenha lido alguns acertei 7. Excelente dica!

    ResponderExcluir
  4. Olá Cecilia, tudo bem?!
    Vi que você gosta muito de livros =) Conhece a Livraria do Chain aqui em Curitiba, Paraná?
    Trabalho nesta livraria e gostaria de mostrar a você o blog que a filha do Seu Chain e eu fizemos =)
    Espero que goste e fique a vontade para compartilhar ideias conosco também =)
    Obrigada,
    Fernanda e Amanda.

    ResponderExcluir
  5. Acertei oito entre dez! Fiquei feliz da vida, não imaginei que eu lembraria de livros que li há tanto tempo.... Beijão, Ciça!

    ResponderExcluir