segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

2013 na literatura


Agora é pra valer. Depois de passadas as festas e a euforia de final de ano, é hora de focar em 2013, na lista de livros a ler e até reler, naqueles que vamos comprar e, é claro, nas celebrações literárias do período que ora se inicia. Como sou ligada em datas, minha expectativa é sempre voltar minhas atenções às datas comemorativas do ano.

 E, pra começar, hoje é o Dia Nacional do Leitor, uma data feita para homenagear aqueles que gostam de ler. Mas também para despertar, nas pessoas que ainda não têm o hábito, o gosto pela leitura, por meio do incentivo e da promoção do livro e das atividades literárias.

 E se depender do calendário deste ano, oportunidades não faltarão para disseminar a leitura em nosso meio, afinal, em 2013 serão comemorados os centenários de três grandes escritores: Rubem Braga (12 de janeiro), considerado como um dos melhores – se não o maior - cronistas brasileiros (a crônica A borboleta amarela é exemplar) ; Vinícius de Moraes (19 de outubro), o nosso “poetinha” máximo, com seus versos e ritmos inesquecíveis, como o Soneto de fidelidade; e Albert Camus (7 de novembro) de nacionalidade franco-argelina, notável pelos romances do absurdo, como o intrigante O estrangeiro.

Neste ano lembramos também os 60 anos da morte de Graciliano Ramos (20 de março), autor de romances marcantes, como Vidas Secas, Angústia e Memórias do Cárcere. Ele será o grande homenageado da 11ª edição da Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que acontecerá de 3 a 7 de julho.

Antes dessa data, em 23 de abril, quando se comemora o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, uma nova cidade ostentará o título de Capital Mundial do Livro. Em 2013 será a vez de Bangcoc, capital da Tailândia, onde deverá ocorrer uma série de eventos ligados ao livro e à literatura.
 
Em 2013 serão comemorados, também, os 60 anos do nascimento do autor chileno, Roberto Bolaño (28 de abril), autor do arrebatador 2666, entre outros; e os 110 anos do nascimento de dois grandes escritores: o brasileiro Pedro Nava (5 de junho), maior memoralista da literatura brasileira, autor de livros como Baú de ossos, e do inglês George Orwell (25 de julho), que escreveu romances distópicos, como 1984 e A revolução dos bichos. Lembrando ainda dos 120 anos de nascimento do escritor modernista Mario de Andrade (9 de outubro), autor do brasileiríssimo Macunaíma.
 
E, finalmente, não poderia deixar de citar que neste ano uma personagem fictícia completa 50 anos de existência: Mônica, estrela das histórias em quadrinhos criada por Maurício de Souza. Foi em 1963 que a personagem apareceu pela primeira vez, em uma tira de jornal, como coadjuvante do Cebolinha. Posteriormente ganhou expressão e passou a protagonizar a célebre “Turma da Mônica”.
 
2013 está começando e já temos muito o que comemorar.

* Ilustração de Jessie Willcox Smith.

2 comentários:

  1. Datas anotadíssimas! Vou procurar ler o que não li, reler o que já li desses autores para fazer também minhas homenagens. Vou aproveitar que estou renascendo meu blog para homenagear a literatura de forma mais própria do que simples posts no facebook :p

    ResponderExcluir
  2. Lembro de ler a Mônica desde sempre, o que não deixa de me dar saudades da infância. 2013 será um ano que tem tudo para ser culturalmente rico. Minha lista só aumenta.... Bela lembrança, Cecília! Beijão

    ResponderExcluir