sábado, 12 de janeiro de 2013

O cronista Rubem Braga


Nos início dos anos de 1980, quando estava terminando a Faculdade de Jornalismo, eu ainda não atuava na área, e trabalhava, na época. em um escritório de uma loja de material de construção, na cidade de Indaiatuba, interior paulista. Ali, lia avidamente o caderno cultural Folhetim, da Folha de S. Paulo, encantando-me sobretudo com o time de cronistas do periódico. Entre eles, Rubem Braga, repórter, redator, editorialista, mas, sobretudo, cronista, um dos maiores do gênero no País.
 
Se vivo, Braga completaria 100 anos neste 12 de janeiro, com um currículo que inclui mais de 15 mil crônicas escritas em mais de 62 anos de jornalismo. Dotado de um estilo lírico e subjetivo, o cronista, transcendeu o gênero e tornou-se referência para os aficcionados de plantão. Ele nasceu em Cachoeiro do Itapemirim, no Espírito Santo, e tornou-se célebre no Rio de Janeiro, que tão bem retratou em suas crônicas.
 
O livro "200 crônicas escolhidas", que adquiri nos anos de 1980, do extinto selo Círculo do Livro, reúne crônicas escolhidas entre as obras publicadas pelo autor. Segundo explicação de Braga, no início do livro, "a primeira escolha foi feita por Fernando Sabino (escritor), mas eu troquei uma ou outra, levado por algum motivo, às vezes sentimental."
 
Li estas crônicas há um bom tempo, o que significa que estou precisando reler. Mas entre elas, uma não posso deixar de mencionar: "A borboleta amarela", na qual o autor relata o encontro casual com o inseto, na esquina da Graça Aranha com Araújo Porto Alegre, no centro do Rio de Janeiro, e seu trajeto por entre as pessoas e pelas ruas da cidade. Uma pequena joia que nos transporta para a cena descrita.
 
Para marcar o centenário de Rubem Braga, o Grupo Editorial Record, por meio dos seus selos e editoras fará, ao longo do ano, uma série de lançamentos, incluindo crônicas inéditas do autor em livro, uma publicação infantil e relançamentos. Destaque também para antologias, edições em capa dura e novas publicações.
 
Uma ótima oportunidade para conhecer mais a obra do autor.

3 comentários:

  1. Sobre a vida – e principalmente as circunstâncias que cercaram a a morte de Rubem Braga – vale a pena ler este excelente texto do mauro santayana, do Jornal do Brasil:
    http://www.maurosantayana.com/2013/01/rubem-e-o-poder.html

    ResponderExcluir
  2. Estou justamente lendo esse livro, que foi o escolhido para ficar no escritório onde, a cada minuto vago - e são poucos - leio uma ou duas crônicas. Muitas eu já conhecia, mas é sempre um prazer renovado. beijos

    ResponderExcluir