quarta-feira, 7 de maio de 2014

15 livros

Vi essa postagem no Facebook de um colega e resolvi postar aqui no blog.
Vamos lá então à lista dos 15 livros:

1 - Um clássico da literatura brasileira:
Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis

Pensar em clássico é sempre pensar em Machado, pelo menos para mim, e Memórias Póstumas é o meu preferido.

2 - Um clássico esquecido da literatura mundial:
O Vento nos Salgueiros, Kenneth Grahame

Não sei se está mesmo esquecido, mas quase não veja nada sobre esse clássico da literatura infanto-juvenil que, aliás, é fascinante.

3 - Um livro do seu autor favorito:
Fogo Morto, José Lins do Rego

Sempre, sempre, sempre. Foi este livro e a escrita de Lins do Rego que me tornaram, na adolescência, uma leitora assídua.

4 - Um livro de contos:
O Aleph, Jorge Luis Borges

Não sou muito de ler contos. Não é que eu não goste. Gosto, mas prefiro romances, com uma história só. Mas O Aleph me fisgou do início ao fim. Muita coisa eu não entendi, mas achei primoroso. Foi o primeiro livro de Borges que li. Amei.

5 - Um livro que não foi te indicado por ninguém:
A Casa de Papel, Carlos Maria Dominguez

Geralmente leio por indicações, venham de onde vierem. Mas A Casa de Papel chamou minha atenção na primeira Primavera dos Livros que aconteceu em São Paulo. Vi o pequeno (só no formato e no número de páginas) livro em uma prateleira e me encantei com a capa e, claro, com o título. Dei uma rápida espiada e não consegui largar mais. Um livro que fala sobre livros, e da paixão por eles e por bibliotecas. Muito bom.

6 - Um livro com mais de 500 páginas:
As Correções, Jonathan Franzen

Haja fôlego para ler As Correções, com suas 584 páginas. E foi preciso mesmo ter fôlego, pois, apesar de ser uma história interessante, a leitura não fluía tão facilmente. Precisei dar um tempo e prosseguir na leitura mais para frente. Valeu a pena. Uma história e tanto.

7 - Um livro de poesia:
Pra viver um grande amor, Vinicius de Moraes

Acho que vou gostar sempre, sempre e sempre. Os poemas do livro vivem rondando minha cabeça mesmo depois de tanto tempo que li, reli e re-reli.

8 - Um livro escrito por alguém com menos de 40 anos:
Livraria Limítrofe, Alfer Medeiros

Uma leitura descontraída, em que a paixão por livros, leitura e livraria estão no centro da narrativa. Muito bom de ler, e melhor ainda de sonhar e viajar por suas páginas.

9 - Um livro escrito originalmente num alfabeto diferente do seu:
Os Irmãos Karamazóv, Dostoiévski

Já li duas vezes e estou tentada a uma terceira vez. Sempre descobrimos coisas novas nas releituras e, Dostoiévski, com sua literatura russa, é claro, sempre tem algo de diferente a nos dizer.

10 - Uma graphic novel:
Palestina, Joe Sacco

Fiquei arrebatada quando li Palestina e descobri as reportagens em quadrinhos. Sou fã incondicional do trabalho de Sacco e cheguei a fazer uma monografia na pós-graduação sobre seu graphic novel.

11 - Um livro publicado pela 1ₐ vez este ano:
Meus Desacontecimentos, Eliane Brum

A escrita de Eliane Brum me arrebata e esse seu Meus Desacontecimentos despertou em mim lembranças há muito esquecidas. Imperdível.

12 - Um livro de não-ficção:
O Anjo Pornográfico, Ruy Castro

Trata-se da biografia de Nelson Rodrigues, das que li a melhor. Tive outra opinião do dramaturgo depois de ler esse livro. Sem falar na escrita de Ruy Castro, extremamente envolvente.

13 - Um volume de alguma trilogia ou série:
Harry Potter e a Ordem da Fênix, J. K. Rowling

Da saga do bruxinho, este é o livro que mais gosto. Fiquei totalmente entregue quando o li, sofri, chorei, me encantei. Acho que Rowling se superou nesse livro.

14 – Um livro que algum amigo te enche o saco para ler:

Tenho uma amiga que gosta do Nicholas Sparks e, vez por outra, ela fala para eu ler um livro dele. Nenhum em específico. E eu sempre prometo que vou ler, porque não posso dizer que não gosto se não li, mas até ler... venho adiando.

15 - Um livro escrito por uma autora:
Infâmia, Ana Maria Machado


Este é um dos melhores livros que li em 2013. Gostei muito do desenvolvimento da história e da prosa de Ana Maria Machado em um livro adulto. 

2 comentários:

  1. Ainda vou criar coragem e ler Borges, Cecilia. Tenho Ficções aqui em casa...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eduarda, vale a pena. Já li Ficções e é muito bom também. Bjs.

    ResponderExcluir