sexta-feira, 11 de julho de 2014

A evolução da tática no futebol

Ainda sob o impacto da derrota do Brasil por 7 x 1 frente à equipe da Alemanha na Copa do Mundo, tento enxugar o pranto, reunir os cacos e reorganizar minhas ideias e emoções. Não é fácil, mas é preciso levantar a cabeça e procurar não deixar que essa paixão, mais uma vez, esmoreça no meu coração, a exemplo do que tinha acontecido antes da Copa começar.


Enfim, me recolhi, me calei, me interiorizei. Sorrimos, choramos também. Faz parte da vida, portanto, era preciso maturar e digerir. Depois fui buscar alento em outra paixão, que sempre me socorre nesses momentos cinzentos: os livros. Mas ainda não podia escapar das amarras do futebol, não ainda, tão incrustado que ficou nessas últimas semanas. Então escolhi para esse consolo De Charles Miller à Gorducinha – A evolução tática do futebol em 150 anos de história (1863 – 2013), de Darcio Ricca.

Lançada em maio deste ano e publicado pela Livrosdefutebol.com, a obra é fruto de uma extensa e bem elaborada pesquisa, incluindo entrevistas com especialistas e grandes nomes do futebol, como Gérson Canhotinha de Ouro, Ademir da Guia (o Divino), Evaristo de Macedo, Alberto Helena Jr. e Rubens Minelli, entre outros.  

O livro faz uma análise da evolução das táticas do futebol, com base em dados históricos e sociais, nacionais e internacionais. Divide-se em 17 capítulos cronológicos, iniciando na Londres de 1863 para desembocar no mundo em 2013, sendo que cada capítulo abre com o nome de uma bola. Trata-se de registrar, analisar e homenagear a evolução tática do futebol brasileiro e do mundo.

No prefácio, assinado por Max Gehringer, “estratégia seria uma meta ampla. Por exemplo, ser campeão brasileiro. Tática é o conjunto de medidas que irão levar ao atingimento da meta. Por exemplo, contratar um preparador físico. Teoricamente, a estratégia é um plano de longo prazo que não muda, enquanto táticas são opções de curto prazo, que variam conforme a situação. O que, na prática, não é bem verdade.”

E admite que no mundo do futebol essa conceituação seja contrária à definição dos dicionários. Porém, “o importante é que este livro não perde tempo com tais elucubrações e vai direto ao ponto. Tática é tática e estratégia é o resto”, pontua Gehringer.

Só para fechar a questão, no futebol, tática é a distribuição das peças dentro do campo, e a estratégia, mudanças para segurar o resultado. E o que o livro de Darcio traz são as diferentes táticas no decorrer do tempo, através do qual o campo se transforma em tabuleiro e as peças se movem ininterruptamente de acordo com o papel que lhes foi confiado. Assim o leitor encontrará no livro os esquemas:
4 – 2 – 4 brasileiro de 1958
4 – 3 – 3 inglês de 1966
A sanfona mecânica (carrossel) da Holanda de 1974
4 – 4 – 2 dos retranqueiros-light
4 – 5 – 1 dos retranqueiros-apavorados
Catenaccio italiano
Verrou (ferrolho) suíço
...

Depois de abrir, manusear e ler trechos do livro fiquei pensando no que buscava quando cheguei até ele. Talvez entender o que aconteceu com o Brasil nesta Copa que estava sendo realizada no próprio País, e, assim, tentar fazer uma melhor leitura não só daquela partida, mas das anteriores também, além de verificar como estratégia e tática se encaixavam nela. É preciso um aprofundamento maior na obra para descobrir.

Seja como for, acho que é mais ou menos o que Darcio quis fazer depois de passar a infância, e talvez a adolescência, ouvindo especialistas comentarem que a “Tragédia do Sarriá (partida em que o Brasil perdeu pelo placar de 2 x 3 da Itália na Copa do Mundo de 1982, no estádio do Sarriá, em Barcelona, na Espanha) poderia ter sido (quem sabe?) evitada por uma melhor leitura da partida naquela tarde. Deve ter sido aí que surgiu seu interesse por tática e estratégia.

Vale destacar que Darcio Ricca é administrador de empresas e apaixonado por esportes. É membro do Memofut – Grupo de Literatura e Memória do Futebol (do qual já foi coordenador, em 2013-2014) e criador do site www.3nacopa.com.br, no ar desde 2009. 

Para adquirir o livro acesse http://www.livrosdefutebol.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário