quarta-feira, 13 de maio de 2015

Flip - cada vez mais abrangente

Prestes a embarcar na ”minha” oitava Flip – Festa Literária Internacional de Paraty –, que acontecerá de 1º a 5 de julho, percebo que a ansiedade diminuiu um pouco, mas não a vontade de participar, mais uma vez, daqueles dias repletos de literatura, tietagem e amizades em meio a um cenário mágico e aconchegante. Para mim, continua sendo o melhor evento literário do Brasil.

Em 2015, o grande homenageado será Mario de Andrade, cujo septuagésimo aniversário de morte é lembrado neste ano. Motivos a mais para estar na Flip, já que o escritor participou de um dos momentos que mais me fascinam na história literária paulistana: a Semana de 22. Se bem que a festa não se restringirá a apenas essa faceta do escritor, pois Mario tem uma abrangência muito maior na literatura e na cultura do país, devendo ser reinterpretado por diversos pontos de vista.

A mesa de abertura, por exemplo, “As margens de Mario”, traz três estudiosos para destacar ângulos diferentes do escritor e poeta. A argentina Beatriz Sarlo falará sobre a faceta internacional de Mario; Eduardo Jardim ressaltará a relação com o Rio de Janeiro; e Eliane Robert Moraes abordará o lado erótico nas obras, entre elas Macunaíma.

A programação principal contará com a participação de 39 autores, sendo 16 internacionais. As mesas contemplarão diversos temas, como poesia, sexo e erotismo na literatura, ciência, relações familiares e afetivas, romance policial, política internacional, literatura de vigem, música, arquitetura, políticas culturais. Uma diversificação que começou o ano passado, quando Paulo Werneck assumiu a curadoria da festa.

Dos convidados da Flip 2015, estou na expectativa de Roberto Saviano e de Colm Tóibin. O primeiro, jornalista italiano, é autor de Gomorra, livro-reportagem sobre o funcionamento da máfia italiana e que o obrigou a viver sobre proteção policial depois da publicação. É dele também Zero, Zero, Zero, obra que retrata o mercado internacional de cocaína.

Já Colm Tóibin, que esteve na Flip 2004, despertou em mim o interesse por ser um escritor irlandês, país natal de James Joyce e que tem atraído minha atenção nos dois últimos anos. É autor de A luz do farol, O mestre, Mães e filhos e O testamento de Maria.

Quero ainda ver o argentino Diego Vecchio, que está lançando no Brasil Micróbios, obra humorada que aborda personagens adoentados; o brasileiro Boris Fausto, com o seu autobiográfico O brilho do bronze, no qual fala da morte da esposa; o queniano Ngugi wa Thiong’o, cotado para o Nobel de Literatura e autor de Um grão de trigo; a brasileira Ana Luisa Escorel, primeira mulher a ser contemplada com o Prêmio São Paulo de Literatura com Anel de vidro; o francês Riad Sattouf, autor da graphic novel autobiográfica O árabe do futuro; e o cubano Leonardo Padura, escritor e jornalista, autor do romance histórico O homem que amava os cachorros, sobre a vida de Leon Trótsky.

Mas não é só na programação principal que giram meus interesses. A Flip é muito abrangente e contará, neste ano, com a participação de bons autores e ilustradores na Flipinha. Dentre estes a ilustradora Simone Matias, que conheci na Flip 2008 e com a qual tenho a oportunidade de compartilhar da sua amizade. Entre seus trabalhos estão O estribo de prata, de Graciliano Ramos.

Neste ano a Flip terá a Oficina de Design de Livros, ao invés da tradicional Oficina Literária. Para ministrar os cursos foram convidadas a holandesa Irma Boom e a brasileira Elaine Ramos que, juntas, farão abordagens distintas do livro como objeto artístico, tanto em seus aspectos industriais quanto artesanais.

E isso sem falar na programação paralela que sempre traz bons temas com excelentes autores e personalidades do mundo literário e artístico.

Como se vê, a Flip é bastante diversificada e universal. Para mim é fascinante e sedutora, já que me envolve de tal maneira que quero sempre voltar para lá, ano após ano. Uma experiência rica e que vale muito a pena vivenciar.

Saiba mais sobre a Flip 2015 aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário