domingo, 9 de dezembro de 2018

Beleza ferina

Frágil, mas ao mesmo tempo forte: curel e ainda belo. Assim é o livro de Thiago Prada, As Feridas do Cotidiano & Algumas Belezas Frágeis, publicado no segundo semestre deste ano pela Editora Penalux e que surpreende pela delicadeza dos textos curtos e diretos, carregados de histórias e observações do cotidiano, todas inspiradas na vivência do autor.

Com uma diagramação leve e clara, o livro contém 86 páginas, que podem ser lidas em apenas um dia. Eu, entretanto, preferi prolongar o prazer da leitura, apreciando os minicontos com tranquilidade no meu dia a dia. Isso fez da leitura uma experiência bastante agradável e, embora alguns textos sejam tristes e melancólicos, ainda assim trazem uma beleza intrínseca nas entrelinhas.

Alguns desses minicontos eu já conhecia do Facebook, onde o autor publica em seu perfil pinceladas dos textos do livro. Foi lá que li, pela primeira vez, o miniconto Destroços no Quintal, segundo Thiago, inspirado na figura de seu avó. Em três parágrafos, ele exprime emoção no simples ato de varrer as folhas de um quintal, uma tarefa ingrata por causa do vento, traduzindo assim toda uma existência, como na passagem:

“Às vezes parava para olhar ao redor, apoiado no cabo, e se parecia com os destroços de um navio encalhado numa ilha, uma visão de puro encanto para os netos, que imaginavam por quais águas teriam navegado tal embarcação, que agora naufragava aos poucos no destino de uma tarefa que nunca termina, em um quintal que sempre o salvaria do tédio das tardes quentes.”

Há muito mais com que se deleitar no livro. Vale a leitura!

Thiago Prada é um jovem escritor, poeta e professor, formado em Psicologia, pós-graduado em Filosofia Contemporânea e mestrado em Ciências Sociais. Publicou dois livros anteriormente de poesia: Os Céus de Van Gogh e Da Noite Sem Fim – Poéticas sobre Tristezas e Assombros, pela Caligo Editora. 

Sem dúvida uma grande promessa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário