quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Pausa para Harry Potter

Preciso confessar, sou fascinada por Harry Potter, mas pelos livros, não pelos filmes. Se bem que também não os deixo de ver... é até interessante para comparar as imagens que tenho do livro com aquelas transpostas para a tela. Muitas vezes me surpreendo em constatar que algumas são iguais, idênticas até, outras, no entanto, são bem diferentes.
Mas minha história com Harry Potter começou com A Câmara Secreta, o segundo livro da série. Eu havia assistido ao filme de A Pedra Filosofal e achei-o bonitinho, um tanto infantil certo, mas bonitinho e pensei que um dia seria legal ler. Só que para variar, deixei para depois.
Nesse meio tempo foram lançados os filmes A Câmara Secreta e O Prisioneiro de Azkaban, que acabei não assistindo. Mas quando do lançamento do quarto filme, O Cálice de Fogo, fiquei interessada em vê-lo no cinema, e para não ficar boiando na história, resolvi ler os livros anteriores, começando por A Câmara Secreta. E qual não foi minha surpresa quando me vi presa na leitura. Gostei muito, demais, me sentia a fênix da história. Li depois O Prisioneiro de Azkaban e me vi completamente seduzida. Amei! Sirius Black tornou-se um dos meus personagens prediletos.
Assisti então ao O Cálice de Fogo e depois li o livro. Maravilhoso, mais completo, com mais conteúdo. Cheguei enfim na Ordem da Fênix e fiquei entregue, me sentindo totalmente apaixonada. Este é, sem dúvida, o meu preferido, apesar do mau humor do Harry e das maldades perpetradas por Dolores Umbridge – a história de Sirius Black, a Armada de Dumbledore e o fato de Neville Longbottom começar a sair da obscuridade são motivos mais do que suficientes para ser este o melhor livro da série, pelo menos para mim.
Com O Enigma do Príncipe tive a certeza de que estava diante de uma série que me fascinava demais e esperei ansiosa pelo sétimo livro. Quando As Relíquias da Morte chegaram ao Brasil, nossa, aí eu pirei. Muito engenhoso, muito bom. Por ser o último, temos a tendência de achar que poderia ter sido diferente, ter tomado outro rumo, outro caminho, além disso acho que seria dispensável aqueles 19 anos depois. Mas nada que prejudique a série, como um todo.
Acabada a saga, eu ainda tinha fome de Harry Potter e foi só aí que li o primeiro, A Pedra Filosofal, agora entendendo melhor a trama. Isso até me faz lembrar do filósofo alemão Arthur Schopenhauer (falarei mais dele em outras postagens), em sua obra Sobre Livros e Leituras (acho que foi daí que me inspirei para criar o nome deste blog) que diz:
Todo livro minimamente importante deveria ser lido de imediato duas vezes, em parte porque na segunda compreendemos melhor as coisas em seu conjunto e só entendemos bem o começo quando conhecemos o fim; em parte porque, para todos os efeitos, na segunda vez abordamos cada passagem com um ânimo e estado de espírito diferentes do que tínhamos na primeira, o que resulta em uma impressão diferente e é como se olhássemos um objeto sob uma outra luz”.
E é verdade, acho que lendo o primeiro livro depois de ter lido todos, compreendi melhor a história e amei ainda mais Harry Potter.
Mas uma segunda leitura da série ainda se faz necessária. Os livros estão todos lá, na minha estante imaginária, esperando que eu me aventure mais uma vez por aquelas páginas mágicas para fazer uma releitura. E depois de assistir ao sexto filme no cinema, talvez eu embarque na leitura mais cedo do que imaginava.

3 comentários:

  1. Prima, a Juba também não leu o primeiro, começou com o último. É como jornal, dizem, as pessoas começam pela última página. Aliás, é a isto que Paulo Santana, um cronista do jornal Zero Hora, atribui seu sucesso, está na penúltima página, por onde todos passam primeiro. É o típico "os últimos serão os primeiros".
    Vejo grande admiração nos leitores de Harry, quando me descrevem um trecho noto grande carga emocional nesta, como se o escritor conseguisse imprimir o momento como fato, tal é sua capacidade de convencimento.
    Parabéns pelo blog, vou recomendar para a Juba, principalmente por estar falando no Potter querido dela, e de milhões.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. ah...então lá também tem Dolores? gostei!!
    também leio e releio meus livros e sempre é o mesmo encanto,me engano,o encanto é descoberto outro.mas é sempre muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Ciça, eu também comecei a ler a série Harry Potter pelo livro A Câmara Secreta, depois de assistir o filme e achá-lo bonitinho. Claro que também fui influenciada pelos comentários da minha mãe (que já o tinha lido), mas acabei me tornando muito mais fã do que ela.
    Achei uma tristeza só quando o Sirius Morreu e adorei o Relíquias da Morte. Lembro que o li bem devagarzinho, por pensar em como seria ruim não ter nenhum outro livro da série para esperar a publicação.

    Adorei o seu blog. Bem-vinda a este mundo cibernético!

    Beijos

    ResponderExcluir