sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Leitura lenta, mas constante

Todo início de mês, alguns blogueiros costumam fazer um balanço das leituras realizadas no mês anterior, destacando quantos e quais livros leu. Fico admirada do fôlego desses leitores por dois motivos:

1. A quantidade de livros lidos, geralmente dez ou mais.

2. O livro lido, propriamente dito, quase sempre com mais de 300 páginas.

Além da admiração, porque muitos desses blogueiros são pessoas jovens, chego a ter uma "pontinha" de inveja, porque nem de longe passo perto dessa marca. Isso porque, na maior parte das vezes, minha medida não passa de dois livros. Tá, pode chegar a três, mas isto se os livros não forem muito volumosos, ou seja, não dispuserem muitas páginas.

Mas, para minha surpresa, o mês passado, devo dizer com todo o orgulho, li um pouco (só um pouquinho) mais, chegando à marca de 5 livros! Senti-me vitoriosa, acho que consegui empreender um ritmo bom nas minhas leituras, focando mais no ato de ler. Contudo, devo confessar que os livros não eram lá muito grandes, em média com 280 páginas, o que significa que o meu feito não foi tão “feito” assim..., mas eu chego lá.

Na verdade, já comentei neste blog que o meu processo de leitura é mais lento, fora que o tempo disponível que tenho para ler se restringe às minhas viagens de ida e volta ao trabalho, quando entro no metrô, e também logo após minhas aulas de yoga no Sesc, onde fico por mais uma hora na sala de leitura até dar a hora de ir para o serviço.

Também tem mais um adendo: eu gosto de ler devagar mesmo e por vezes chego a voltar algumas páginas para reler algum trecho que não ficou bem compreendido. É que tenho a impressão de que se deslancho depressa demais, a leitura rapidamente me escapará, bem como sua compreensão. Além do mais, é preciso uma pausa para pensar naquilo que se leu.

Arthur Schopenhauer, filósofo alemão, já dizia que “quanto mais lemos menos rastro deixa no espírito o que lemos: é como um quadro negro, no qual muitas coisas foram escritas umas sobre as outras...”. Por isso, “... se lemos continuamente sem pensar depois no que foi lido, a coisa não se enraíza e a maioria se perde.”

Concordo com ele, pelo menos isso acontece comigo. Talvez por isso prefira ir mais devagar. Mas que fico com uma “pontinha” de inveja de quem lê muito, ah isso fico!

2 comentários:

  1. Sabe que também sou um pouco lenta nas leituras? Mas não tem jeito, cada um tem seu ritmo. Quando ficou mais apressadinha, acabo deixando passar coisas importantes do livro, o que já aconteceu. Aí,é preciso fazer uma segunda leitura. O melhor a fazer é respeitar mesmo seu ritmo, Cecilia. Assim, você degusta mais o livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. O ano passado li uma média de quatro livros por mês. Este ano tentei aumentar ao ritmo, pois a verdade é que existe tanto livro neste mundo que gostaria de ler... Mas é claro que tenho tempo: trabalho o dia todo, porém tenho livre a noite e, às vezes, os fins de semana tb. Não sou muito de sair, prefiro meus livros...rs.
    Bj.

    ResponderExcluir