segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Sempre perto do livros

Para quem gosta de livros não tem melhor programa do que ir a livrarias, bibliotecas, eventos literários ou qualquer atividade do gênero. Pois é. Lendo o post da Lia, do blog Quero morar em uma livraria, escrito no ínício deste mês, identifiquei-me de imediato com suas peripécias pelo mundo da literatura.

Ela conta que, morando agora nos Estados Unidos, esteve visitando a Portage District Library, a biblioteca pública da cidade onde reside, para prestigiar o Book Sale, um evento especial de venda de livros. A visita rendeu-lhe boas compras, tanto para ela quanto para a filha, e o que é melhor a um preço bastante aprazível.

Não contente com esse fato e apesar do frio que fazia na cidade, ela e a filha foram para a Barnes & Noble, a maior livraria varejista dos Estados Unidos, com a desculpa de tomar um café, mas que ao final acabou se revelando em mais um motivo para adquirir novos livros. Não deu outra, mais uma compra impulsionada pela paixão literária. E pensei comigo:

– A Lia não tem jeito mesmo..., mas entendo, acho que faria o mesmo.

Aí lembrei que recentemente eu passei por uma aventura semelhante, mas com menos gasto.
Já há um bom tempo queria conhecer a Biblioteca de São Paulo, o espaço literário inagurado em fevereiro deste ano no local onde funcionava a Casa de Detenção do Carandiru, em São Paulo.

O projeto arquitetônico é bárbaro, com amplas janelas e portas de vidros, e por privilegiar o verde existente no lugar, um convite a caminhadas e ao lazer. Já o prédio da biblioteca em nada lembra os espaços austeros característicos desses locais. Com pufes coloridos e poltronas confortáveis espalhados pelo chão, a biblioteca tem cabanas coloridas no pavimento térreo, destinado às crianças e aos adolescentes. Aviõezinhos de papel em tamanho gigante, dependurados nos tetos, completam a decoração. Há ainda auditório para palestras e eventos e uma área externa coberta com café e espaço para apresentações artísticas.

No primeiro andar, destinado ao público adulto, há mesas de leituras, computadores e poltronas aconchegantes. Podem ser consultados livros e DVDs, dispostos com facilidade de acesso. É possível passar horas no local, lendo, descansando, sonhando, se emocionando.

Em rápida conferida pelo acervo vi muitos livros que desejo ler e muitos outros descobertos no calor da visita, mas como já tinha uma pilha de obras em minha casa, algumas de outras bibliotecas, contive meu ímpeto, mas marquei de voltar lá para fazer expressivos empréstimos.
Quando sai da biblioteca – estava com minha irmã e minha sobrinha – resolvi andar um pouco pelo parque, mas depois surgiu a ideia de irmos ao Shopping Center Norte, que fica naquela região. Fazia frio também e nos apressamos pelo caminho para espantar o mau tempo.

Ao chegarmos no shopping, a primeira coisa que me ocorreu à cabeça foi uma só:
Vamos à Saraiva? – eu sugeri, perguntando.
Mas acabamos de ver livros... – disse minha irmã.
Achei o fato engraçado, porque minha fome de livros, ainda que fosse só para vê-los não havia sido saciada. Então respondi:
É que eu ainda não a vi depois da reforma. Parece que o espaço ficou maior. Vamos, vai?
Está bem – ela concordou.

E lá fomos nós, de novo, mergulhar no paraíso dos livros. E que paraíso, porque a livraria ficou linda, bem distribuída, com lugar para shows e eventos culturais, um belo café, onde bebericamos algo, e um grande, mas grande espaço mesmo – térreo e superior – para prateleiras de livros e mais livros. Definitivamente nada mais me importava, eu estava realizada.


* A foto é de Mario Silva, produtor cultural da Biblioteca de São Paulo.

4 comentários:

  1. bacana o seu blog , cecilia !
    voltarei sempre aqui , um beijo !

    ResponderExcluir
  2. então foi o dia PERFEITO!! há tempos não vou á querida biblioteca são paulo,fugindo da tentação já que estou lendo três livros!! mas a Saraiva reformada está realmente linda, um encanto! também fiquei fascinada quando vi!

    por essas e outras o livro terá vida eterna!!

    beijos linda, desculpa se não deixo comentários sempre, mas leio tudo que escreve!!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cecilia
    Adorei ser citada neste post; muito legal o modo como contou minhas "peripecias" literarias... rs
    Linda a biblioteca; gostaria de ter ido conhece-la antes de mudar para ca..bjs

    ResponderExcluir
  4. Realmente, livrarias são lugares mágicos. Trabalhei durante algum tempo perto de uma Cultura e passava boa parte das minhas horas de almoço lá!rs

    ResponderExcluir