terça-feira, 30 de novembro de 2010

Clique para livros

Comprar pela internet é tão fácil. Basta acessar um site de vendas, escolher o produto, preencher um cadastro e com um simples clique comprar, optando por uma forma de pagamento. Aí dificilmente tem volta e, no mais, é só relaxar e esperar receber o objeto do desejo no endereço de entrega. Fácil, prático, rápido, cômodo. E assim vou comprando, principalmente livros. Só neste mês foram dez exemplares (curioso é que o ano passado, neste mesmo dia, fiz um post falando dos livros que comprei. Na época foram seis). É acho que extrapolei minha cota – e meu saldo bancário também. Mas nem todos foram para mim, alguns comprei para presentear, já que novembro é um mês de muitos aniversários na família e entre os amigos.

Os primeiros foram para mim mesma – Frankenstein e Asilo Arkham, ambos quadrinhos. Pois é, vira e mexe eu acabo comprando gibis, não tem jeito. O primeiro faz parte da Coleção HQ Clássicos, da Editora Larousse, que não me saía da cabeça desde que vi na Bienal do Livro deste ano. Além de retratar fielmente a obra de Mary Shelley, o livro apresenta a história em torno da história, ou seja, as circunstâncias e o contexto em que a autora escreveu Frankenstein.

O segundo quadrinho é uma graphic novel desenhada por Dave MacKean e com roteiro de Grant Morrison. Na trama, os internos do Asilo Arkham, entre eles Coringa e demais inimigos do Batman, tomam conta do asilo e exigem a presença do homem morcego, que será torturado física e psicologicamente pelos vilões. Batman é então mostrado em seus pontos mais fracos. Em paralelo é contada a história do fundador do asilo, Dr. Amadeus Arkham, que atormentado pela loucura da mãe dedica-se à psiquiatria, mas vê-se louco após o assassinato da esposa e da filha.

Depois comprei, para presentear a filha de uma amiga, O Livro de Nina para Guardar Pequenas Coisas, do artista plástico Keith Haring e editado lindamente pela Cosac Naif. Trata-se de um livro infantil, personalizado, feito pelo artista para dar a Nina, filha do pintor italiano Francesco Clemente, em seu aniversário de sete anos. Na obra pode-se desenhar, pintar, colar adesivos, colocar folhas, fotos, enfim tudo aquilo que traz lembranças de momentos bons e inesquecíveis a uma criança.

Do mesmo autor, comprei ainda Ah, se a gente não precisasse mais dormir!, que traz comentários de crianças de diversas idades sobre as obras do artista. Organizadas em temas – símbolos, histórias, emoções, trabalho em grupo, imaginação e diversão –, as obras são apresentadas e acrescidas pelos comentários. Este livro resolvi dá-lo a amiga Gil, que aniversariou em novembro, por ela gostar muito de literatura infantil e arte.

Para minha irmã, que também aniversariou em novembro, dei, como já comentado neste blog, Viva Pagu Fotobiografia de Patrícia Galvão, obra que retraça a trajetória de Patrícia Galvão a partir de material iconográfico e documentos. O livro foi editado pela Imprensa Oficial.

Novembro é ainda o mês de aniversário da minha sobrinha e, para ela, dei o livro escrito pelo seu humorista preferido e que também faz às vezes de repórter: Danilo Gentili e seu Como se tornar o pior aluno da escola, editado pela Panda Books. Não sei muito o que dizer deste livro, porque mal o folheei – não sou lá muito fã dele –, mas pelas resenhas que vi na internet o exemplar oferece “23 lições para que o leitor se transforme em um baderneiro de mão-cheia”. Ricamente ilustrado, o livro traz capítulos ensinando “a colar nas provas, chegar atrasado, criar uma doença convincente, colocar apelidos nos colegas, brigar, jogar a culpa no outro, espalhar fofoca e até a não ler livros”. Enfim, nada mais típico de Danilo Gentili.

Como não sou de ferro, comprei mais livros para mim. Entre eles, uma edição de bolso chamada Contos de Fadas – de Perrault, Grimm, Andersen e outros, com apresentação de Ana Maria Machado, da editora Zahar. Acho que dispensa comentários. O outro foi O Futuro do Livro, obra que traz 60 visões (entre elas de Ziraldo, José Mindlin, Muniz Sodré, Milton Hatoum) opiniões, divagações, comentários sobre o tema. Uma joia rara, da Ipsis Gráfica e Editora.

E, por fim, como não poderia deixar de ser, já que neste mês estreou a primeira parte do sétimo e último livro sobre Harry Potter, comprei duas obras sobre o bruxinho mais famoso da literatura: Almanaque de Harry Potter e outros Bruxos e Harry Potter e a Magia do Cinema. O primeiro livro, de autoria de Ana Paula Corradini e Fábio Sgroi, fala tudo sobre o mundo mágico criado por J. K. Rowling, desde personagens e criaturas, passando por Hogwarts até curiosidades sobre bruxos famosos da TV e do cinema e um super quiz com perguntas-teste sobre a saga potteriana.

Harry Potter e a Magia do Cinema, lançado recentemente pela Panini, trata dos filmes da série e foi escrito e diagramado em colaboração com o elenco e a equipe de produção.

Ainda bem que o mês acabou, mas em compensação um outro começou e com ele mais expectativas pela frente, com as festas de final de ano. Será que vou conseguir me conter daqui para frente? Sei lá, só se me tirarem o computador da vista e das mãos, senão vou continuar navegando – e comprando . É simples, rápido e muito barato.

2 comentários:

  1. Nossa Cecília...boa dica essa do livro "Conto de Fadas" com apresentação da Ana Maria Machado. Já estou indo para o site da FNAC e Submarino verificar o preço e verificar meu orçamento. Em dezembro vou chegar no Brasil já com minha listinha pronta....ehehehe.
    Abraço,

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cecilia
    Quantas compras...te entendo perfeitamente, sou viciada em compras pela internet; no Brasil, comprava demais nas promocoes do Submarino, aqui, tenho que me controlar para nao me acabar no site da Amazon..livros por cinco, seis dolares...ta barato pra caramba...rs...quase morro! Bjs

    ResponderExcluir