sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Livros que ganhei

A gente dá, a gente recebe.

Minha prima Luci, que mora em Porto Alegre, enviou-me de lá, via correio, um lindo presente: dois livrinhos para me deleitar e devorar. Tarefa que será das mais fáceis – e das mais prazerosas também – visto que a temática das obras tem tudo a ver comigo. Ela acertou em cheio.

Um deles é Jornalismo e Literatura, do escritor Antonio Olinto, publicado pela Já Editores. Trata-se de um ensaio publicado pela primeira vez em 1955, pelo então Ministério da Educação e Cultura, mas que se mantém atual nos dias de hoje, tanto que foi adotado nas escolas de Jornalismo. Fala sobre essa interação do jornalismo com a literatura e todas as suas nuances.

Olinto é um dos mais traduzidos romancistas brasileiros, sua obra abrange poesia, romance, ensaio, crítica literária, análise política, literatura infantil e dicionários. Faleceu há um ano, em setembro de 2009.

O outro livro, Massinha é massa, do economista e cartunista Juarez Freiner Rodrigues, é pura diversão. Por meio de cartoons, Juarez faz um mergulho na alma humana, colocando, em doses rápidas, pensamentos que muitas vezes nos passam despercebidos em virtude da correria do dia a dia. São desenhos e ilustrações simples, mas que conseguem passar toda a carga emocional do autor.

Os livros foram comprados na 56ª Feira do Livro de Porto Alegre, que aconteceu de 29 de outubro a 15 de novembro último. Fiquei morrendo de vontade de participar, mas por causa do trabalho não tinha como ir, então minha prima resolveu dar um jeito de me passar um pouco o clima da festa, enviando não só os livrinhos, mas também o programa oficial, com todas as informações, folhetos e marcador de página. Um verdadeiro tesouro. Lindo, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário