quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Leituras de 2010/2011

Este foi um ano positivo para minhas leituras. Não tanto na quantidade – neste quesito, ainda estou a dever –, mas sim na qualidade e na disposição. Está certo que derrapei em algumas leituras, demorei, adiei, ainda assim acho que me sai bem e no final me sinto satisfeita. Além de tudo pude expressar – e dividir – muitas das minhas impressões aqui no blog e isso sem dúvida é uma grande vitória.

Tinha planejado ler quase 30 livros este ano. Fiquei nos 22 – há períodos em que li menos, isso acontece. Além disso, muitos daqueles livros que tinha planejado ler, acabei cedendo o lugar para outros que surgiram pelo meu caminho, indicado por amigos, pela crítica, por sugestão de outros livros. Ler é assim, uma leitura vai puxando outra, e mais outra, e ainda outra. E, quando vemos, acabamos saindo daquela rota que tínhamos estabelecido no início. Não importa. O que vale é prosseguir nas leituras. E, depois, acredito no momento certo para ler este ou aquele livro, e se me abstive de alguns daqueles que planejei é porque ainda não era a hora da sua leitura. Outros se fizeram mais urgente para entrar na minha história em 2010.

Se um Viajante numa Noite de Inverno, é um exemplo. Ele não estava na minha lista, afinal já o tinha lido outras duas vezes, mas uma amiga falou dele e tive vontade de lê-lo novamente. As releituras sempre trazem algo novo, como algum detalhe que passou despercebido da primeira vez. Acho que não perdi meu tempo, porque gostei ainda mais do livro.

Outro foi Marcelino Pedregulho, que eu nem conhecia, mas uma amiga tinha ele em mãos e me ofereceu para ler. Era pequeno, com ilustrações e pouco texto, mas com uma mensagem de que dificilmente irei esquecer. Rimbaud, por sua vez, era outro que não constava da minha lista, só que depois que um amigo pediu para falar dele no blog, senti-me na obrigação de ler mais sobre o poeta e, admito, valeu a pena.

Coração de Tinta era um livro que constava da minha lista geral, mas não na de 2010. Ganhei-o no meu aniversário e senti forte atração em lê-lo de imediato. Foi uma das melhores leituras deste ano.

Os demais, tenho certeza, não vou me esquecer tão cedo, afinal, eles me acompanharam por todo o ano e fizeram meu dia a dia melhor. Portanto, vale a pena citá-los, ao lado dos já mencionados. Os 22 lidos são:

1. Nunca Subestime uma Mulherzinha - Fernanda Takai
2. Uma Mente Inquieta - Kay R. Jamison
3. O Vento nos Salgueiros - Kenneth Grahame
4. O Ano do Pensamento Mágico - Joan Didion
5. O Livreiro de Cabul - Asne Seierstad
6. Sobre Alice - Calvin Trilin
7. Emília no País da Gramática - Monteiro Lobato
8. O Lugar Escuro - Heloisa Seixas
9. Coração de Tinta - Cornelia Funke
10. Lolita - Nabokov
11. Lendo Lolita no Teerã - Azar Nafisi
12. O Vampiro de Curitiba - Dalton Trevisan
13. O Poder da Mensagem - Hélio Ribeiro
14. Cinderela de Saia Justa - Chris Linnares
15. Marcelino Pedregulho - Sempé
16. Livros - Ilha Deserta - Vários
17. Blecaute - Marcelo Rubens Paiva
18. A Ilha de Nim - Wendy Orr
19. Se Um Viajante Numa Noite de Inverno (releitura) - Ítalo Calvino
20. Rimbaud - A vida dupla de um rebelde - Edmund White
21. A Mulher que Matou o Peixe - Clarice Lispector
22. Trégua - Mario Benedetti

Para 2011 decidi não fazer lista para ler este ou aquele livro. Claro tenho uma lista dos livros que quero ler e que só faz crescer, mas não quero me determinar a nada. Dentre aqueles que estão lá listados vou pinçando aos poucos, à medida que termino um ou outro livro. Acho que será mais honesto e prazeroso, depois, dou espaço para as novidades e as recomendações que surgirem à minha frente. Este será o meu desafio.

Um comentário:

  1. Achei uma boa quantidade, Ceci! Parabéns!
    No ano passado você publicou e achei muito legal, pois muitos despertam o interesse e os leitores acabam "roubando" aquela indicação para sua listinha também! rsrs
    Mas concordo com você, acho que não precisamos nos determinar a ler tal livro, pois acredito que na hora certo o livro cairá em nossas mãos. Beijos e boas leituras em 2011!

    ResponderExcluir