terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Mais incentivo à leitura

Li agora pouco, no blog da Lia, http://www.queromoraremumalivraria.blogspot.com/ , uma notícia veiculada pelo site Folha.com sob o título “Brasil fica em 53º lugar em prova internacional que avalia capacidade de leitura”. O comparativo foi feito com 65 países por meio da avaliação de estudantes com 15 anos pelo Pisa – Programa Internacional de Avaliação de Alunos. (Veja matéria aqui

É lamentável, mas está claro, por essa avaliação, que os estudantes brasileiros não vem sendo incentivados à leitura e que há muito que se fazer nesse campo da educação no país. Há que se trabalhar muito mais nesse sentido, incrementar as bibliotecas, capacitar os funcionários, incluir programas de leituras, orientar os pais a estimular os filhos à leitura, e muito mais.

Apesar do quadro sombrio, realizações da iniciativa privada merecem registro e devem servir de exemplo para outras ações semelhantes. É o caso da Fundação Itaú Social que está distribuindo livros infantis para pessoas físicas que se cadastrarem em seu site - http://www.lerfazcrescer.com.br/ - até o final do ano.

A ideia é fazer com que as pessoas leiam – e releiam – os livros para seus filhos, sobrinhos, netos, alunos e depois repassem-os para outras pessoas fazerem o mesmo. As obras fazem parte da Coleção Itaú de Livros Infantis, composta de quatro volumes – O Jogo da Parlenga, Bem-te-vi, Os Três Porquinhos e Lobisomem –, que serão enviados às casas das pessoas, em todo o Brasil, que preencherem o cadastro.

No site você encontra também dicas para promover a Contação de Histórias para crianças, sejam da sua casa, da comunidade, da escola ou de entidades sociais.
Que iniciativas como essa sejam cada vez mais frequentes em nosso país!

3 comentários:

  1. NOSSAAAAAAA....lamentável esse resultado!!!Eu fico horrorizada por essa triste realidade em nosso país. Se a família e a escola não promover esse encontro dos pequenos com os livros...sinceramente esse quadro não vai mudar. Triste realidade!!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cecilia
    Muito legal a iniciativa da Fundacao Itau..pena que o Estado nao aja da mesma maneira...excelente post. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá amore!!!

    Incentivo já!

    ResponderExcluir