quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Tarrafa, portal e blog literários

De uns tempos para cá houve um crescimento no número de festivais e feiras literárias pelo país e, se pudesse, iria a todos, a despeito do caráter comercial que alguns deles ensejam. Só o fato de poder circular por um universo literário, repleto de escritores nacionais e internacionais, a participação por si só já compensa.

Da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) à Feira Nacional do Livro em Ribeirão Preto, passando pelo Festival Literário da Mantiqueira, à Jornada de Literatura de Passo Fundo, à Bienal Internacional do Livro do Rio, à Feira do Livro de Porto Alegre até chegar à Festa Literária Internacional de Pernambuco (Fliporto), entre outras, o país nunca viveu – e respirou – tanto a literatura, pelo menos nesses locais. Que bom!

O único senão, para mim, é ficar acompanhando de longe muitos desses eventos. E de alguns nem tão longe assim, como é o caso da 3ª edição da Tarrafa Literária, festival internacional de literatura, que acontece até o dia 28 de agosto, na cidade portuária de Santos, litoral paulista, a aproximadamente 72 km da capital do estado.

O evento é uma realização da Realejo Livros & Edições, com patrocínio da Santos Brasil, Sabesp, Praticagem e Petrobras, por meio da Lei Rouanet - Ministério da Cultura e Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. O local das atividades é o Teatro Guarany e as oficinas culturais acontecem na Bolsa do Café.

A Tarrafa contará com a participação de escritores como Fernando Morais, que lançará seu novo livro Os últimos soldados da guerra fria, Inês Lustosa, Sérgio Dávila, Alberto Martins, José Hamilton Ribeiro, José Carlos Marão, Fabrício Corsaletti, Antonio Prata, Reinaldo Moraes, Mário Bortolotto, Soninha, Laerte, Caco Galhardo e Mary del Priore, entre outros. Do time de autores internacionais marcam presença a autora portuguesa Inês Pedrosa e o irlandês Ian Sansom.

Em paralelo, acontece a Tarrafinha, versão da festa literária para o público infantil, e que contará com a participação das irmãs Klink, filhas do navegador Amyr Klink, Flávia Vallejo e Ilan Brenman. A programação completa pode ser conferida no site oficial do evento: http://www.tarrafaliteraria.com.br/

É muito bom ver Santos, uma das principais cidades do estado de São Paulo, sediando um evento literário desse porte. O município, aliás, conta com inúmeras atividades culturais e turísticas que valem a pena ser experimentadas, além disso conta com um Portal dedicado ao intercâmbio entre o internauta e a produção cultural da Baixada Santista: o Artefato Cultural, que traz matérias e textos sobre Arte e Cultura em geral, com destaque para Literatura, Pintura, Escultura, Música, Arquitetura, Teatro e Cinema.

Recentemente, o Portal publicou interessante matéria da jornalista Erika Freire sobre Literatura - Leitor, fiel leitor, da qual tive a oportunidade de participar com mais dois entrevistados leitores: a estudante Paula Ramos e o escritor, poeta e autor dos livros "Conversas com Emily Dickinson e outros poemas" e “Tratado de Anjos Afogados”, Marcelo Ariel. Para conferir, acesse: http://www.artefatocultural.com.br/portal/index.php?secao=news&subsecao=59&id_noticia=758

E para terminar este post não poderia deixar de comentar que hoje meu blog completa dois anos de existência, uma caminhada que vem se tornando cada vez mais frutífera e prazerosa. Conto atualmente com 76 seguidores, número este que praticamente triplicou de um ano para cá. É algo que me orgulha, mas também significa responsabilidade e compromisso, que espero poder honrar com minhas histórias e a promoção do livro e da leitura.

A todos os meus leitores, virtuais e reais, obrigada por me acompanhar. Sem vocês, este blog não teria o menor sentido.

2 comentários:

  1. Parabéns, Ciça, você que foi minha grande incentivadora! Muitos posts para nós! Beijão!

    ResponderExcluir
  2. eeeeeeeee!!!parabéns!! muitos e muitos posts pra nós!!

    vamos comemorar!!

    ResponderExcluir