sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Eu amo... livros, bibliotecas, escritores...

Desde que foi inaugurada a Biblioteca São Paulo, em fevereiro de 2010, venho ensaiando para ir ao local e me aventurar pelos espaços e prateleiras do lugar. Na verdade, em agosto do ano passado cheguei a ir à biblioteca, mas depois daquela vez não fui mais. Embora o acesso a ela seja fácil (é só ir de metrô), não moro tão perto, fica do outro lado da cidade e, assim, acabei deixando para depois, frequentando apenas as bibliotecas perto de casa e do trabalho, ou, quando muito, no trajeto de um para outro.

Hoje, porém, em busca de um livro que não encontrei nas bibliotecas que frequento, resolvi ir até o Carandiru para buscá-lo na Biblioteca São Paulo. E o que encontrei lá foi muito mais do que a obra que queria: um belo e bem abastecido edifício com títulos de perder a cabeça.

Entre estes, na seção infantil (é, eu também tenho os meus momentos de criança) encontrei uma coleção da Editora Callis que já se destaca pelo nome: Eu amo... São cinco títulos voltados para o público mirim, cada um enfocando um segmento: Livros, Escritores, Ilustradores, Bibliotecas e Editoras.

São pequenos livros de autoria da psicóloga Iris Borges que, com uma linguagem simples e lúdica, traz divertidas histórias sobre o mundo da leitura. Alguns livrinhos apresentam ilustrações e desenhos, outros destacam obras de artistas como Di Cavalcanti, Renoir, Botticelli, Picasso, Caravaggio, Almeida Jr e Botero, entre outros.

Os livros estavam tão bem dispostos na prateleira que não resisti. Lancei mãos deles e, sentada confortavelmente em um espaço no local, equipado com pufes aconchegantes, me perdi no encanto da leitura saboreando trechos como estes:

Um livro é feito de palavras. Às vezes, de desenhos ou pinturas. E, geralmente, é de papel.

– Ler e escrever me ajudam a entender melhor o que eu sinto e a dizer, com mais clareza, o que penso. E isso me faz feliz.

Para mim, um livro é um conjunto de palavras e, às vezes, de imagens, tecidas por um fio invisível. As palavras ficam rodeadas de ilustrações que vão reinventando o livro.

Mas dentre os títulos da coleção, o que mais me “pegou” foi o Eu amo bibliotecas. Claro, não podia ser diferente, apaixonada que sou por esses espaços. No texto, destaque para estas pequenas jóias:

Se ao lado da biblioteca houver um jardim, nada faltará. (Cícero)

Quando vou à biblioteca, adoro me atirar nas almofadas e escolher o livro que vai ficar ali comigo.

Se eu ficar triste, sei que a biblioteca é um lugar garantido para encontrar minha alegria.

Todas as coisas do mundo conduzem a um encontro ou a um livro. (Jorge Luís Borges).

Com essas leituras, o início da manhã foi bem prazeroso para mim. E sai da biblioteca com a alma e o coração leves, e, claro, carregada de livros emprestados (e eu ia aguentar?). Agora, se vou dar conta de ler todos eu não sei, só sei que é bom, bom demais estar na companhia dos livros.

7 comentários:

  1. que bonitinho!

    podia fazer camiseta dessa estampa né? eu ia assumir pra todos o meu amor!!

    adorei!!

    beijo!

    ResponderExcluir
  2. Lindos esses livros, Cecilia...eu tb faco isso, saio carregada de livros que nao dou conta de ler...mas vale a intencao! Bjs e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Tenho uma atração enorme por livros e biblioteca, e só não fiz Biblioteconomia por ser covarde, pois achava que já bastava o curso de Letras pra não me dar retorno financeiro. Bem, sei que ainda há tempo, mas não é bem assim. Adorei seu post, como sempre.
    Bju

    ResponderExcluir
  4. Eu só pisei em UMA biblioteca na vida: a Milton Santos, que fica perto da minha casa. É bem arejada e tem vários títulos, apesar de ser "pequena". Ah, também tem a da faculdade, mas essa nem conta, já que eu sequer podia entrar, tinha que buscar o título do livro pelo sistema, e com um código, solicitar para a biblotecária o livro, e ela pegava para mim, hahah! É quase a mesma sensação de estar em uma livraria: com o diferencial de que tudo que está lá você pode levar para ler, não precisa passar vontade. Eu estou com MUITA coisa aqui, mas assim que meus livros "acabarem", já combinei em ir em alguma (que ainda será escolhida, haha) para buscar coisas diferentes, sabe? Coisas fora da minha zona de conforto e que eu não arriscaria a comprar, mas que tenho muito interesse em descobrir.

    Falando de livros "infantis", eu não tenho muito contato. Li pouca coisa até aqui, e todos best-sellers. Acho que preciso entrar em contato com outro tipo de abordagem desse tipo de leitura, para ver se consigo gostar. Tem tanta coisa de criança que eu ainda gosto...como posso não correr atrás de livros, né? :D

    Grande beijo e boas leituras!

    ResponderExcluir
  5. nossa, que vontade de ler esses livrinhos =))

    ResponderExcluir
  6. Já frequentei muitas bibliotecas, hoje é raro entrar em uma, mas adoro lero sobre o tema. Na minha pilha de espera está "A conturbada história das bibliotecas", de Mathew Battles.
    Beijão e boa semana, amiga

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cecília.
    Eu também amo bibliotecas. Na minha biblioteca, a Anne Frank, que a prefeitura quer derrubar, não falta nada - tem um jardim ao lado.
    Um beijo, Heitor

    ResponderExcluir