terça-feira, 25 de outubro de 2011

Literatura odontológica

Há pelo menos seis anos estou envolvida com publicações na área da Odontologia. Como jornalista, tenho de estar apta a escrever sobre todo e qualquer tema, mas confesso que falar sobre implantes, braquetes, peri-implantite e afins não é muito prazeroso assim. No entanto, são ossos do ofício.

Neste segundo semestre, no entanto, a agência para qual trabalho está se dedicando, além da publicação de revistas técnicas de Implantodontia, Ortodontia e Periodontia, ao ramo literário, com a publicação de quatro livros científicos, também na área da Odontologia.

E como hoje é o Dia do Dentista, achei oportuno falar dos livros que, embora sejam específicos e técnicos, ganharam edição caprichada e sofisticada nestes tempos de livro virtual. Entre eles, o primeiro livro da Série como eu trato – Contemporânea DentalNews, desenvolvido pelo Instituto Bibancos de Odontologia, e Visagismo – a arte de personalizar o desenho do sorriso, de Bráulio Paolucci e colaboradores.

Contemporânea DentalNews

Na década de 1970, Jean Piaget, um dos mais importantes pesquisadores de educação e pedagogia do mundo, propôs o conceito de multidisciplinaridade, em que um conjunto de disciplinas podem ser trabalhadas simultaneamente. Mais de 30 anos depois, este conceito encontrou na saúde um dos principais respaldos, sendo utilizado hoje de forma cada vez mais abrangente para garantir uma melhor qualidade de vida às pessoas.

E é exatamente este o cerne da Contemporânea DentalNews – Série como eu trato, publicação ousada e inovadora da VM Cultural Editora, que traz ao leitor o resgate da visão holística sobre a saúde do indivíduo. Trata-se de uma obra transdisciplinar, que oferece aos profissionais da saúde – em especial os da área odontológica – a possibilidade de valorizar múltiplos aspectos e a oportunidade de contribuir para a saúde plena e harmônica das pessoas.

O primeiro volume da série centra-se no “Atendimento odontológico transdisciplinar com execução otimizada: relato de caso clínico planejado e fundamentado nas necessidades e nos anseios do paciente”. E apresenta um caso clínico, com uma paciente de 35 anos, submetida ao trabalho de 15 profissionais, encabeçado pelo cirurgião-dentista Fábio Bibancos, presidente do Instituto.

Esses profissionais, das áreas de Estomatologia, Radiologia, Ortodontia, Endodontia, Periodontia, Implantodontia, Prótese, Cirurgia e Fisioterapia, fizeram diagnósticos detalhados, amplos planejamentos e uso das mais avançadas técnicas contemporâneas para a recuperação da saúde bucal da paciente. Mais do que a interação conjunta e simultânea do trabalho desses profissionais de diferentes especialidades, a obra é o resultado de uma visão holística em que o paciente é visto como um todo.

Visagismo aplicado à Odontologia

Atualmente, estética e beleza constituem-se em requisitos essenciais na vida das pessoas, e um dos fatores que contribuem para isso são os dentes. Afinal, além de causar boa impressão, ter um sorriso bonito eleva a autoestima e proporciona uma existência mais saudável ao ser humano.

E para obter melhor resultado estético, a Odontologia Estética, especialidade responsável por restabelecer a beleza do sorriso, vem fazendo uso de um conceito bastante inovador. Trata-se do Visagismo, a arte de criar uma imagem pessoal, baseada no princípio de que o rosto deve expressar a personalidade e o comportamento de cada indivíduo, com harmonia e estética, revelando as suas qualidades.

Dentro desse conceito, o aspecto e a forma dos dentes também refletem essas características. Estudos realizados sobre Visagismo indicam que existe uma relação entre os formatos dos dentes e o formato do rosto e que os mesmos também correspondem à maneira com que a pessoa se expressa.

No Brasil, o conceito vem sendo trabalhado por Bráulio Paloucci, que pode agora ser conferido no livro Visagismo – a arte de personalizar o desenho do sorriso. O Visagismo é um conceito, uma arte que conta com a associação de conhecimentos de várias disciplinas, como Antropologia, Psicologia, Sociologia e linguagem visual. O Visagismo permite a análise do temperamento do cliente a partir do formato de seu rosto e suas feições, evitando, assim, criar sorrisos impessoais e artificiais.

Ao falar desses dois títulos, que são os mais interessantes dos quatro publicados, deixo aqui registrado um pouco do trabalho que faço diariamente, mas que agora, por envolver livros, tem me dado um fôlego a mais para falar de um assunto tão específico e técnico.

9 comentários:

  1. Nada como um projeto novo para dar um fôlego dentro da nossa rotina, não é mesmo? Também me sinto assim quando algo diferente acontece. ;) bjokss

    ResponderExcluir
  2. Que interessante, Cecília. No momento, dentre outras coisas, estou escrevendo um livro sobre os 20 anos da Soesp, um convênio odontológico!

    www.cantodoslivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Érika, Rodrigo, legal vocês comentarem. Achei que ninguém fosse postar nada, pelo assunto.

    E que coincidência, Rodrigo. Na profissão temos de ser bem versáteis. Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Oi Cecilia, o bom Professional deve estar preparado para exercer suas funções em qualquer lugar. Os bons recebem as novidades como desafios e uma novo meta a vencer. É muito ver que você se sai bem neste assunto também.
    Quanto aos comentário,se você escreve para eu ler, é justo que eu leia e lhe responda, como você espera que eu e faça. Estou aqui para saber o que você tem a me dizer. E hoje foi um assunto bem diferente, mas não menos importante.
    Bju

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi Anderson,
    Você pode adquirir pelo endereço eletrônico: http://www.vmcultural.com/dentalbooks
    Ou ligar para (11) 2168-3400 e falar com Natália.

    ResponderExcluir
  7. Como eu compro o livro de Bráulio Paloucci?
    Visagismo – a arte de personalizar o desenho do sorriso
    Meu e-mail é: rafael-dentista@hotmail.com
    obrigado

    ResponderExcluir
  8. Esse livro de Bráulio Paloucci?
    Visagismo – a arte de personalizar o desenho do sorriso
    é o foco do meu tcc e não estou encontrando em lugar nenhum.

    ResponderExcluir
  9. Oi! Alguém conhece algum bom livro da área de estomatologia?
    Se é possível, gostaria de descarrega-lo da internet.
    Obrigada!

    ResponderExcluir