quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Óculos, tablet e livros impressos

Domingo passado quebrei meus óculos quando vestia uma blusa. E para quem tem seis graus de miopia, além de presbiopia, popularmente conhecida como vista cansada, isso, sem dúvida, é um caos. Mas tenho um óculos antigo que, embora fraco, está me quebrando o galho até o novo ficar pronto.

Ainda assim, é difícil de ler e, por mais que eu me esforce, esta semana não consegui avançar muito nas minhas leituras e precisei dar um tempo. Foi assim que hoje, no trajeto de casa para o trabalho, dentro do metrô, minha atenção foi chamada por um rapaz que tinhas nas mãos... um tablet!

Até ai nada de novo, mesmo porque, um colega de trabalho havia me dito que nos trens da CPTM isso é bastante comum. Mas a verdade é que eu ainda não tinha visto alguém lendo com essa tecnologia no transporte metropolitano, pelo menos no trajeto e nos horários que faço.

O mais interessante de tudo é que, ao redor dele, que não estava muito distante de mim, havia pelo menos umas cinco pessoas lendo também, mas o livro impresso. E, depois de uma rápida olhada ao longo do vagão, notei que havia outras pessoas lendo revistas, jornais, apostilas..., enfim, variadas publicações, mas todas em papel.

Lembrei-me, então, que no domingo passado dei uma rápida passada pela Livraria Cultura, na Avenida Paulista. E, ali, além de toda gama de livros que cobrem o amplo espaço do estabelecimento, não pude deixar de perceber a quantidade de pessoas que havia no local, comprando, lendo, olhando, procurando e manuseando publicações impressas.

Não dá pra negar que a tecnologia está aí, que o livro e a leitura digital vem se tornando cada vez mais uma realidade no cotidiano, sobretudo para as novas gerações, mas que o papel impresso ainda tem seu encanto – e público –, ah, isso ninguém pode negar. Que bom!

7 comentários:

  1. Nunca li um livro digital, Ciça. Ainda vou fazer isso, até porque vou comprar um tablet para mim. E ler no transporte público sempre foi comigo mesmo, embora eu agora já venha trabalhar a pé... rsrsrs Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Estou um tanto longe dos livros digitais também. E agradeço ao encanto do papel e espero que ele nunca perca. ;)

    ResponderExcluir
  3. Oi Cecília, não possuo ainda um tablet, mas pertenço ao seu fã clube desde antes de sua existência. Sempre fui a favor do amanha, pois é a ele que pertencia a humanidade. Porém acredito no livro, assim como acredito na música. Lembra dos LPs? Lembra da sua discografia? Bem, hoje guardamos milhares de músicas dentro de um objeto tão pequeno que não serve nem de chaveiro. Alías, tenho que colocar um penduricalho no meu pendrive se não o perco. Quanto aos leitores, de óculos ou sem óculos, peço a Deus que eles aumentem em PG, pois “um pais se faz com homens e livros” Hi, e agora? Acho que esta frese vai ter que mudar para “um pais se faz com homens e leitores”.
    Bju

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cecilia
    O livro sempre existira, tenho certeza...aqui nos EUA, os e-readers e tablets sao muito comuns, mas os livros nao perdem a forca...eh otimo ir na Barnes e encontra-la sempre cheia, qualquer horario do dia...e o que mais me deixa feliz aqui eh ver a importancia e o incentivo que as escolas dao para a leitura; as criancas curtem mesmo ler!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Putz, que droga :( Eu tenho 5 e meio de miopia em cada olho (e acredito que o grau aumentou, porque já não estou enxergando bem com os óculos que tenho) e também tenho astigmatismo. Já passei por várias porque desde os 8 anos uso óculos, então também tenho esse costume de sempre deixar o velho guardado caso algo aconteça com o novo! Te entendo perfeitamente, hahah!

    Quanto aos tabletas, também sou a favor. Acho que como a Mônica disse aqui em cima, não podemos evitar a modernidade. Eu amo muito meus livros em papel, mas também tem o fato de que são "mais seguros" para se ler na rua ou para dar de presente (tem bem mais valor do que dar um "arquivo" com o livro), bem como guardar para a gente lembrar do passado. Como moro na famosa Z/L de São Paulo, mesmo em bairros bons eu não me arriscaria, até para usar o celular é difícil, mas acho que é tendência, quando for mais comum, vai ser mais fácil podermos fazer como esse moço fez no trem :D

    Grande beijo e boa sorte com os seus óculos antigos, haha!

    Ps: eu fui no Fest Comix na sexta...vazia, nem peguei fila, comprei os mangás que já queria mesmo e pronto! Eu sempre ia em eventos quando eles bombavam, nos fins de semana, mas aí tô "velha" e prefiro algo mais sossegado, às vezes, haha! Quanto a recomendação de mangás...bem, eu leio histórias de uma faixa etária que vai dos 17-24, a maior parte com ênfase em mulheres, então é questão de eu saber mais ou menos o seu estilo para eu poder te recomendar um :D Mas se você gosta de quadrinhos, acredito que gostaria de um mangá também...a única diferença é que eles são em preto e branco e algumas particularidades do estilo. De resto...é diversão garantida!

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho um iPad mas não acredito que os e-books possam substituir de uma vez por todas os livros impressos...pelo menos, espero que não. Comentei até no meu blog aqui:

    http://bethblue.blogspot.com/2011/09/meu-primeiro-e-book.html

    ResponderExcluir
  7. Oi Ciça, os livros de papel e os digitais se complementam em duas experiências de leituras, pessoalmente não vejo necessidade de exclusão ou rivalidade como algumas pessoas sugerem.

    Hug

    ResponderExcluir