segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Homenagem à Cecília Meireles

Em algumas datas especiais e marcantes, o Google presta homenagem a escritores, artistas, músicos e personalidades em geral, por meio de um Doodle, cujo significado real é um tipo de esboço de algum desenho. Hoje, 7 de novembro, o Doodle foi dedicado à Marie Curie, cientista e vencedora do Prêmio Nobel de Física por duas vezes, que completaria hoje 144 anos.

Nada mais justo. Marie Curie foi uma grande mulher e tenho admiração especial por ela. Mas, ao homenageá-la, o Google, pelo menos para mim, esqueceu dos 110 anos do nascimento de outra grande mulher: a jornalista e poetisa brasileira Cecília Meireles, que ainda foi pintora e professora.

Considerada como uma das mais importantes vozes líricas da literatura de língua portuguesa, Cecília Meireles foi também um dos grandes nomes da poesia brasileira no século passado. Além de ser uma belíssima mulher, deixou um vasto legado de textos e poemas para o nosso deleite.

Um exemplo é o poema “Retrato”, um dos meus preferidos, e que reproduzo abaixo, para, assim, homenagear Cecília.

Retrato

Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.

Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.

Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida a minha face?

4 comentários:

  1. Cecilia, sua xará é muita linda!!!
    Você conhece os poemas infantis dela?São lindos.
    Bju

    ResponderExcluir
  2. Oi Cecília!
    Eu amava a Cecília Meireles quando era adolescente! Vivia lendo suas poesias.
    Agora faz tempo que não leio nada do tipo.
    Adorei o post! Me trouxe boas recordações. :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. te adorrrroooooooooo Cecilia vc ficara eternamente em meu coração !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir