sexta-feira, 25 de novembro de 2011

O leitor no foco


Em 1971, o fotógrafo húngaro André Kertész (1894-1985), naturalizado norte-americano, publicou pela primeira vez o livro “On Reading”, com imagens de pessoas lendo em várias partes do mundo. As fotos, que mostram o poder de absorção e prazer da leitura, foram capturadas entre 1920 e 1970 em localidades como Argentina, França, Hungria e Estados Unidos, entre outras.


Inspirada nesse trabalho, a fotógrafa brasileira Isabel Santana Terron fez um projeto similar e fotografou leitores em estado de êxtase lendo em diferentes lugares, não importa onde, como a imagem acima, de um rapaz lendo ao lado do ônibus. Doze dessas imagens estão expostas na mostra Tempo Suspenso – fotografias de Isabel Santana Terron, que pode ser conferida até domingo, 27 de novembro, na Livraria da Vila (Rua Fradique Coutinho, 915), em São Paulo.

A exposição faz parte da programação da Balada Literária, evento que chegou este ano à sua sexta edição homenageando o poeta concretista Augusto de Campos, irmão de Haroldo de Campos. A Balada Literária, organizada pelo escritor pernambucano Marcelino Freire, terminou no dia 20 de novembro, mas prossegue ainda este final de semana com a Ressaca Literária (veja programação em http://baladaliteraria.zip.net/).

O final de semana promete boas atividades e ainda dá tempo de participar. Na exposição Tempo Suspenso, além de apreciar as belas imagens, é possível passear por entre as prateleiras recheadas da Livraria da Vila e conferir as novidades literárias.

2 comentários:

  1. Que ótimo , Cecília! Eu bem que gostaria de assistir a uma exposição dessas. O momento de extase com uma leitura agradável é ímpar. Abraços. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cecilia, que legal, adorei! Exitem muitas ideias boas, por este mundo a fora, mas está é boa demais. Bju

    ResponderExcluir