sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Uma "estante indiscreta"

2013 já começou e o meu balanço literário ficou para trás..., mas não posso iniciar novas postagens sem antes falar de uma das boas surpresas literárias que 2012 reservou para mim, ou melhor, para todos os apaixonados por livros e leituras. Trata-se do “Estante Indiscreta”, o videoblogue da Gláucia, um projeto pra lá de bacana, criado para compartilhar as experiências de suas leituras. Aqui o primeiro vídeo da série, inaugurada em outubro de 2012:



Conheci a Gláucia há dois anos, aproximadamente, em um Clube de Leitura que se reúne na Casa das Rosas e surpreendi-me com sua paixão pelos livros. Médica endocrinologista, Gláucia é uma leitora voraz (já leu mais de 500 livros) desde a infância e uma colecionadora nata de livros, dispostos graciosamente em sua vasta biblioteca.
 
Lembro-me que uma vez, ela chegou a comentar que se sentia diferente quando criança, por causa do seu amor aos livros, pois muitas vezes preferia ler a brincar. O tempo passou, mas a estranheza permaneceu, até que ela se deparou com uma comunidade de apaixonados por livros na internet e ali encontrou seu lugar. Percebeu, então, que havia muitas pessoas ávidas por leitura.
 
Confesso que também já me senti – e às vezes ainda me sinto – esquisita por causa da paixão pela leitura, pois no trabalho e até em casa as pessoas com as quais convivo não tem esse hábito. É como seu eu vivesse uma vida paralela, na qual encontro identificação e conforto, sobretudo na internet com as comunidades literárias, mas que graças a Deus consegui materializar para fazer amigos na vida real.
 
Bom, voltando ao videoblogue da Gláucia, achei a ideia bem interessante, ainda mais com toda a produção, assinada pelo seu marido, Joubert, que a acompanha nessa paixão literária. Uma verdadeira homenagem a Alfred Hitchcok, o mestre do suspense.
 
Mas o que é mais legal nesses vídeos são as dicas de leituras, recheadas de comentários que aguçam nossa curiosidade sobre a obra e a vontade de ler. Além disso, a interatividade que essa mídia proporciona é algo surpreendente, sem falar na troca de experiências e na possibilidade de conhecer mais apaixonados por literatura.
 
Aqui, o último vídeo postado do “Estante Indiscreta”.
E que venha mais!

2 comentários:

  1. Acompanho o canal da Gláucia há mais ou menos um ano e adoro, Cecilia! E o melhor de tudo é que ela é super acessível, sempre disposta a tirar dúvidas e dar dicas!
    Beijo! =D

    ResponderExcluir
  2. Que bacana. Conheço a Glaucia pessoalmente, é mesmo bastante acessível e "A leitora".

    ResponderExcluir