sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Carnaval com o poetinha

No ano em que se comemora o centenário de nascimento de Vinícius de Moraes, poeta e compositor, que também atuou como jornalista e diplomata, a Escola de Samba União da Ilha, do grupo especial do Rio de Janeiro, traz em seu enredo – Vinícius no Plural. Paixão, Poesia e Carnaval – uma homenagem ao poetinha.
 
 
A escola será a quarta a desfilar na Marquês de Sapucaí, no domingo, dia 10. Vale conferir, mas antes disso, deixo aqui minha singular homenagem ao poeta, lembrando um de seus sonetos, o...


Soneto de Carnaval (*)
 

Distante o meu amor, se me afigura
O amor como um patético tormento

Pensar nele é morrer de desventura
Não pensar é matar meu pensamento.

 
Seu mais doce desejo se amargura
Todo o instante perdido é um sofrimento

Cada beijo lembrado uma tortura
Um ciúme do próprio ciumento.

 
E vivemos partindo, ela de mim
E eu dela, enquanto breves vão-se os anos

Para a grande partida que há no fim
 

De toda a vida e todo o amor humanos:
Mas tranquila ela sabe, e eu sei tranquilo

Que se um fica o outro parte a redimi-lo
 

* In “Antologia poética”, Livraria José Olympio Editora, 1981.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário