domingo, 17 de fevereiro de 2013

Tempo de Travessia

Sobre o anúncio da renúncia do Papa Bento XVI nesta semana, o padre da Paróquia São José do Maranhão citou, em sua homilia deste domingo, esses versos do poeta Fernando Pessoa...
Há um tempo em que é preciso
abandonar as roupas usadas,
que já tem a forma do nosso corpo,
e esquecer os nossos caminhos,
que nos levam sempre aos mesmos lugares.
É o tempo da travessia:
e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado,
para sempre, à margem de nós mesmos.
 
Depois da perplexidade e da surpresa do primeiro momento, vejo que Bento XVI foi corajoso e ousado em sua decisão. Ele poderia simplesmente ter se acomodado, deixado tudo como está, mas com sua renúncia ele sacudiu a Igreja Católica, reconhecendo que mudanças precisam ser feitas frente a um mundo em constante mutação. Que novos tempos venham, e que a Igreja se renove, acertando seus passos rumo ao seu rebanho.
Afinal, é Tempo de Travessia

Um comentário:


  1. Gosto de futebol, sou adepto de um clube, mas na verdade do que eu gosto é de bom futebol. Se for bom não me importo de ver qualquer equipa jogar.
    No que diz respeito à religião sou ateu.
    Na minha opinião, é sempre difícil quando vamos para o lugar de uma pessoa muito boa. Bento XVI sofreu desse mal. João Paulo II foi um grande homem que muito fez pela paz no mundo, recordo que era a favor do uso do preservativo mesmo tendo a Igreja uma posição diferente.
    Com Bento XVI a Igreja não só não evoluiu, com regrediu no tempo. A instituição precisa de "sangue novo", pois o mundo precisa de uma Igreja Católica Apostólica Romana forte que una o mundo, como João Paulo II o fez.

    ResponderExcluir