sexta-feira, 11 de outubro de 2013

No Dia da Criança dê – e leia - livros

A leitura feita de pai para filho, de avós para netos, de tios para sobrinhos, de padrinhos para afilhados... é uma herança de valor inestimável, que estimula e intensifica o amor pelas letras, pelo livro. Com a proximidade do Dia da Criança, quando também se comemora o Dia Nacional da Leitura nada melhor do que presentear os “pequenos” com livros e leituras.
 
Uma boa dica é Versos para os pais lerem aos filhos em noites de luar, de José Jorge Letria, com ilustrações de André Letria. Com um título bastante sugestivo, o livro resgata aquele hábito salutar de ler em voz alta – e em família – para as crianças. Um costume um tanto esquecido nesses dias de internet e de tecnologia a mil por hora.
 
Lançado pela Editora Peirópolis, o livro traz versos repletos de ternura e imaginação, acompanhados de belíssimas ilustrações de cores surpreendentes e que evocam um realismo mágico. As rimas dão cadência e ritmo aos versos voltados para a beleza da natureza, a descoberta das palavras, o mundo da fantasia e o prazer da leitura.
 
Cada palavra já lida,
seja em Lisboa ou em Tóquio,
há de deixar-se guiar
pelo nariz do Pinóquio,
E mesmo se for mentira
aprenderá com o seu guia
o que vale para quem lê
esse dom da fantasia.
 
...
 
Cada palavra que aprendes
quando começas a ler
é o mundo a conversar
com quem o quer conhecer.
Cada palavra que juntas
àquelas que já sabias
é uma luz que se acrescenta
à que ilumina os teus dias.
 
Pai e filho, José Jorge Letria e André Letria são portugueses e trabalham juntos há um bom tempo. Jorge Letria tem dezenas de livros publicados em diversas áreas, sendo um dos mais destacados nomes da literatura infanto-juvenil em Portugal. André Letria é ilustrador de livros infantis desde 1992 e tem participado de diversas exposições nacionais e internacionais. Recebeu o Prêmio Nacional de Ilustração em 1999, com o livro Versos de Fazer Ó-Ó, de José Jorge Letria.
 
Apesar da classificação infantil, Versos para os pais lerem aos filhos em noites de luar é uma obra para leitores de todas as idades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário