terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O leitor e a literatura em 2014

Passadas as festas e as retrospectivas de final de ano, quando temos a oportunidade de não só festejar, mas também de fazer um balanço dos livros lidos e daqueles que ficaram na fila esperando, é hora de encarar o Ano Novo de frente e mirar nas próximas leituras que faremos. E nada melhor do que planejar isso hoje, quando se comemora o Dia do Leitor, uma data bem propícia para se pensar nos livros que queremos ler.
 
Listas não faltam, e elas crescem mais a cada dia, produzindo angústia e ansiedade em devorar uma infinidade de obras. Mas mais do que a quantidade de livros, pense na qualidade e na satisfação da sua leitura, evitando assim que ela se torne uma obrigação. Ler, acima de tudo, deve ser prazeroso, ainda mais neste ano em que uma série de celebrações literárias – sobretudo centenários de nascimentos –, estão aí para estimular ainda mais o hábito da leitura.
Pra começar o ano, em 14 de março será comemorado o centenário de nascimento de Carolina Maria de Jesus, escritora semianalfabeta, negra e favelada, descoberta pelo jornalista Audálio Dantas em 1958. Entre catar pape e cuidar dos filhos, Carolina escreveu um diário que, em 1960, foi publicado com o título de Quarto de Despejo, alcançando enorme sucesso, com mais de 100 mil exemplares vendidos na época. Embora esquecida atualmente, a data é uma oportunidade para lembrar e conhecer mais sobre essa escritora.
 
Ainda em março, no dia 31, serão comemorados os 100 anos do nascimento de Octávio Paz, poeta, ensaísta, tradutor e diplomata mexicano. Considerado como um dos maiores escritores do século XX e um dos grandes poetas hispânicos, Paz foi agraciado, em 1990, com o Prêmio Nobel de Literatura. Entre suas obras mais expressivas estão: O Labirinto da Solidão, Os Filhos do Limo e Pequenas Crônicas de Grandes Dias.
 
Outro centenário de nascimento será o da escritora francesa Marguerite Duras, a ser comemorado em 4 de abril. Autora de diversas peças de teatro, novelas, filmes e narrativas curtas, Marguerite tem em O Amante uma de suas obras mais famosas. Foi roteirista do filme Hiroshima, meu amor, dirigido por Alain Resnais.
No dia 23 de abril, comemora-se o Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor, data em que uma nova cidade ostentará o título de Capital Mundial do Livro. Neste ano será a vez de Port Harcourt, na Nigéria, que deverá promover uma série de eventos literários. Nesta data, ainda, serão lembrados os 450 anos do nascimento do poeta e dramaturgo, William Shakespeare.
2014 também marcará o centenário do nascimento de Carlos Lacerda, nascido em 30 de abril. Jornalista e político brasileiro, Lacerda fundou a editora Nova Fronteira e escreveu livros como O Caminho da Liberdade, Brasil entre a Verdade e a Mentira e A Casa do Meu Avô, entre outros.
O jornalista e escritor norte-americano, John Hersey, também completaria 100 anos em 2014, no dia 17 de junho. Ele cobriu, durante a Segunda Guerra Mundial, as guerras da Europa e Ásia, escrevendo artigos para Time, Life e The New Yorker. No entanto, seu trabalho de maior destaque foi Hiroshima, história escrita para a The New Yorker, sobre os efeitos da bomba atômica que foi lançada na cidade em 6 de agosto de 1945, e que foi publicada posteriormente em livro. Muito bom, por sinal.
Já no dia 12 de julho, o poeta chileno, Pablo Neruda, deverá ser lembrado pelos 110 anos de seu nascimento. E, o 1º de agosto, marcará os 70 anos do dia em que a, Anne Frank, adolescente alemã, de origem judia, escreveu seu diário.
O ano traz ainda mais dois centenários de nascimento no mês de agosto: no dia 5, o do escritor brasileiro José Cândido de Carvalho, autor de O Coronel e o Lobisomem, um dos melhores livros que li no ano passado; e no dia 26, o do escritor argentino de origem belga Julio Cortázar, que escreveu um dos romances mais originais e criativos que li, O Jogo da Amarelinha.
E para fechar 2014, no dia 29 de setembro serão comemorados os 50 anos da personagem Mafalda, criada como cartoon por Quino. Ela surgiu pela primeira vez em 1962 para um cartoon de propaganda a ser publicado no diário Clarín. Contudo, o jornal rompeu o contrato e a campanha foi cancelada. Assim, o ano oficial do surgimento da Mafalda é em 1964.
2014 começa exalando literatura. Pelo menos temos bons motivos para comemorar.

2 comentários:

  1. 2014 também é celebrado o centenário de morte de Augusto dos Anjos.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem lembrado, Daiana. Obrigada pela contribuição.

    ResponderExcluir