sexta-feira, 27 de agosto de 2010

De volta ao caminho suave

Outro dia, ao navegar pelo site da Livraria da Folha, me vi retornando ao tempo de infância, quando ingressei na escola, na época, primeira série do Grupo Escolar.

É que ali, no site, em meio às várias manchetes e informações sobre livros e literatura, me deparei com uma velha e conhecida publicação que me abriu as portas para o mundo das letras: a cartilha Caminho Suave.

A matéria, pouco mais de 15 linhas, informava que o livro lidera a lista dos mais vendidos pelo site na área de Educação e Pedagogia. E foi com um misto de prazer e surpresa que li o texto, por saber ser esta a cartilha que ainda alfabetiza as crianças no país.

De autoria de Branca Alves de Lima, o livro foi escrito em 1948 e já alfabetizou mais de 30 milhões de brasileiros, entre estes eu, chegando autalmente à 129ª edição, revisada e atualizada conforme as novas regras gramaticais. O método visual utilizado pela autora e também educadora traz cada letra ou sílaba associada a um desenho para melhor memorização.

E a capa, então? Não é que é a mesma há mais de 40 anos?!? Nela, duas crianças sorriem de mãos dadas, enquanto caminham suavemente rumo à escola, por isso o título Caminho Suave. Até as cores se mantiveram, com o azul forte do céu ao fundo, e o chão de terra batida no plano inferior. É uma imagem forte, que não sai das minhas lembranças e da memória de todos aqueles que foram, são e serão ainda alfabetizados pela Cartilha.

Pena não ter mais o meu exemplar comigo. Acho que o adquiri (herdei) da minha irmã, um ano e meio mais velha. Depois devo tê-lo doado a alguém, pelo menos era assim que costumávamos fazer na época. Bons tempos aqueles; bons tempos estes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário