Outro dia, ao navegar pelo site da Livraria da Folha, me vi retornando ao tempo de infância, quando ingressei na escola, na época, primeira série do Grupo Escolar.
É que ali, no site, em meio às várias manchetes e informações sobre livros e literatura, me deparei com uma velha e conhecida publicação que me abriu as portas para o mundo das letras: a cartilha Caminho Suave.
A matéria, pouco mais de 15 linhas, informava que o livro lidera a lista dos mais vendidos pelo site na área de Educação e Pedagogia. E foi com um misto de prazer e surpresa que li o texto, por saber ser esta a cartilha que ainda alfabetiza as crianças no país.
De autoria de Branca Alves de Lima, o livro foi escrito em 1948 e já alfabetizou mais de 30 milhões de brasileiros, entre estes eu, chegando autalmente à 129ª edição, revisada e atualizada conforme as novas regras gramaticais. O método visual utilizado pela autora e também educadora traz cada letra ou sílaba associada a um desenho para melhor memorização.
E a capa, então? Não é que é a mesma há mais de 40 anos?!? Nela, duas crianças sorriem de mãos dadas, enquanto caminham suavemente rumo à escola, por isso o título Caminho Suave. Até as cores se mantiveram, com o azul forte do céu ao fundo, e o chão de terra batida no plano inferior. É uma imagem forte, que não sai das minhas lembranças e da memória de todos aqueles que foram, são e serão ainda alfabetizados pela Cartilha.
Pena não ter mais o meu exemplar comigo. Acho que o adquiri (herdei) da minha irmã, um ano e meio mais velha. Depois devo tê-lo doado a alguém, pelo menos era assim que costumávamos fazer na época. Bons tempos aqueles; bons tempos estes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário