quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Nostalgia

Domingo passei por emoções diversas e momentos de grande descontração e volta ao tempo. Retornei ao bairro do Pari, onde passei boa parte da infância e adolescência, morando, estudando, participando do Movimento Mariano e construindo belas amizades.

Na Congregação Mariana do Pari tive uma das melhores fases da minha vida, por isso, não foi à toa que me emocionei quando, na Missa das Filhas de Maria, algumas mulheres receberam a fita azul pela primeira vez e outras completaram 50 anos do Movimento. E pensar que não estou muito longe disso: faz, pelo menos, 35 anos que recebi a minha fita e, com ela, muitas histórias de devoção, amizade e camaradagem.

Na missa revi amigas queridas, como Fátima – ela disse ler e gostar muito deste blog –, que acompanharam minhas crises e deleites próprios da adolescência, que compartilharam comigo de momentos incríveis, inesquecíveis eu diria. Foi tudo muito bom.

Depois da celebração, fomos para o salão onde nos reunimos em torno de uma mesa para lancharmos, conversarmos e participarmos de um animado sorteio de brindes, coroado com um bolo saborosíssimo.

Acho que fiquei meio nostálgica, mas sem perder o foco no presente e nos meus interesses literários. Lembrei-me, então, de um livrinho chamado Nossa Senhora!, que vi no site da Livraria da Folha. De autoria de Carolina Chagas, jornalista freelancer e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, a publicação reúne 40 estórias sobre Maria, trazendo os fatos que resultaram nos vários nomes atribuídos à Virgem, como o de Nossa Senhora Imaculada Conceição, a santa padroeira da Congregação Mariana.

O volume apresenta, ainda, orações, milagres e curiosidades. Para quem é devoto, aprecia o gênero ou tem curiosidade vale a pena uma incursão.

Um comentário: