segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Todo dia é Dia da Leitura

Para quem não sabe, o 12 de outubro, além de feriado por ser este o Dia da Padroeira do Brasil (Nossa Senhora Aparecida) e o Dia das Crianças é, também, desde o ano passado, o Dia Nacional da Leitura, conforme a Lei nº 11.899. E esta semana, de 11 a 17 de outubro, é a Semana Nacional da Leitura e da Literatura. Todas essas festividades serão coroadas, ainda, no final do mês com a comemoração do Dia Nacional do Livro, em 29 de outubro.

A instituição do Dia Nacional da Leitura foi uma iniciativa do Instituto Eco Futuro, uma organização não governamental, criada em 1999, cuja missão é “gerar e difundir conhecimento e práticas que contribuam para a construção coletiva de uma cultura de sustentabilidade junto a indivíduos e grupos sociais”.

A iniciativa teve início em 2006 com a ideia de incluir no calendário brasileiro um dia de mobilização nacional em que as leituras de literatura ocupassem vários espaços, como casas, bibliotecas, escolas, parques... tendo como objetivo incentivar a leitura desde a primeira infância, fazendo disso uma prática popularizada por todo o Brasil.

Várias atividades foram realizadas na ocasião, em parceria com a educadora Maria Betânia Ferreira (do blog Pingo é Letra), como cursos e leituras públicas e distribuição do Passaporte da Leitura com dicas de como instituir o hábito da leitura.

Para este ano, dentre as atividades desenvolvidas, está a do escritor e produtor cultural Laé de Souza, do grupo Projetos de Leitura e um dos parceiros do Dia Nacional da Leitura. Ele coordenará uma ação para divulgar, incentivar o hábito da leitura e facilitar o acesso ao livro. Para tanto, contará com o apoio da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) que disponibilizará 120 voluntários, estudantes do curso de Letras. Estes estarão, de 11 a 17 de outubro, distribuindo 600 livros em várias regiões da capital paulistana para leitores de toda as idades.

Os livros, “Nos Bastidores do Cotidiano”, de Laé de Souza, serão deixados aleatoriamente em pontos de alta circulação. Na capa do livro estará um folheto explicativo para que o leitor, após a leitura, deixe o livro em outro local para que outras pessoas também possam ter acesso a ele, criando assim um corrente de leitores.

Achei a ideia fabulosa e a iniciativa muito bem-vinda, mas é preciso não se esquecer de que todo o dia é Dia da Ler e que os livros devem fazer parte da nossa vida sempre, diariamente, constantemente. E viva a leitura!
Mais informações acesse: www.dianacionaldaleitura.com.br/2010/

2 comentários:

  1. Cicinha, FELIZ DIA DAS CRIANÇAS para nós tb!!
    bjs, saudades, Cris

    ResponderExcluir
  2. Muito legal esta iniciativa. E viva a leitura!!!
    beijos ;)

    ResponderExcluir