terça-feira, 5 de abril de 2011

Jogo entre livros

Num país em que a média de livros lidos ao ano é de pouco mais de quatro, como é o caso do Brasil, é de se admirar a quantidade de publicações lançadas anualmente. Escolher o melhor, entre tantos títulos à disposição, não é uma tarefa fácil. Longe disso, é como encontrar uma agulha no palheiro, mesmo porque isso dependerá do gosto de cada leitor, uma vez que um livro que pode ser muito bom para mim, pode não ser para outro.

No entanto, é possível encontrar uma média, e essa tarefa nos é facilitada pelos críticos, que nos dão o seu aval a cerca desta ou daquela obra. E esse trabalho ficou, há quatro, ainda mais divertido e acessível ao leitor com a criação da Copa de Literatura Brasileira, cuja proposta central é promover o debate, mais do que premiar o melhor livro lançado no ano.

A ideia foi inspirada no Tournament of Books, criado em 2005 pela revista eletrônica americana The Morning News em parceria com a livraria independente Powell´s, de Portland, Oregon.

Na edição nacional, segundo Lucas Murtinho, um dos organizadores da Copa, 16 livros são escolhidos de forma pouco científica entre os romances brasileiros lançados no período definido (no caso de agora 2010/2011) para disputar o prêmio em quatro rodadas. A cada partida, dois livros se enfrentam, com mediação de um jurado, que justifica a sua decisão por meio de uma resenha comparativa e detalhada das obras. O vencedor passa para outra rodada e o perdedor é desclassificado. Assim até a final, quando todos os jurados votam e elegem o campeão.

O Campeonato teve início em 28 de fevereiro e deverá encerrar em 6 de junho. Até o momento já aconteceram seis jogos, num total de 15. Os livros que já se enfrentaram foram Como desaparecer completamente, de Andre de Leones; Olhos secos, de Bernardo Ajzenberg; O filho da mãe, de Bernardo Carvalho; Se eu fechar os olhos agora, de Edney Silvestre; Azul-corvo, de Adriana Lisboa; Hotel novo mundo, de Ivana Arruda Leite; Do fundo do poço se vê a lua, de Joca Reiners Terron; Os malaquias, de Andrea Del Fuego; Uma leve simetria, de Rafael Bán Jacobsen; Algum lugar, de Paloma Vidal; Outra vida, de Rodrigo Lacerda; e O gato diz adeus, de Michel Laub.

A próxima partida acontecerá no dia 11 de abril, entre Sinuca embaixo d´água, de Carol Bensimon, e Elza, a garota, de Sérgio Rodrigues, um dos livros citados que gostaria de ler, desde que chegou às livrarias, no ano passado.

A comissão organizadora da Copa de Literatura Brasileira deste ano é formada por Fernando Torres, Lucas Murtinho e Lu Thomé.

Para saber mais sobre a Copa, ler as resenhas, conferir os classificados e saber sobre as próximas partidas acesse http://copadeliteratura.com.br/

O bom é que o leitor também pode participar, debatendo e expondo sua opinião sobre as obras. É, ainda, uma boa oportunidade de conhecer e ler a literatura brasileira atual.

Um comentário:

  1. Hum, agora eu realmente entendi o que é a Copa de Literatura. Muito bacana essa ideia. Dos livros citados, eu li Hotel novo mundo, de Ivana Arruda Leite. É bacana!
    Obrigada pela dica e ótima explicação, Ceci! bjoks

    ResponderExcluir