terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Procura-se uma estante-biblioteca

Meus livros finalmente saíram do armário! Quer dizer, já não estão mais acomodados – e apertados – no meu guarda-roupa, mas isto não significa que eles tenham encontrado um lar, ou melhor, a moradia ideal em uma estante bem montada, que mais parece uma biblioteca. Ainda não foi desta vez.

Enfim, mudei de casa, depois de mais de um ano ensaiando a retirada. Despachei meu antigo guarda-roupa que já não era sem tempo e comprei um novo, mais bonito e estiloso. O problema é que ele é menor, ou seja, uma boa parte do que continha no anterior não cabe neste, incluindo os meus livros.

Agora, depois de permanecerem por meses e meses espremidos entre minhas roupas e objetos, os meus livros estão amontoados em uma caixa de mudança em um dos cantos do meu novo e pequeno quarto. Até quando? Eu não sei, coitados...

Estou à procura de uma estante para livros, mas não é uma estante qualquer. Aí é que está a dificuldade. Ela não pode ser muito grande, pois como disse o quarto é pequeno, mas também não pode ser pequena, porque senão não posso acomodar todos os livros que tenho e quero ter. E olha que não sou compradora compulsiva assim e tenho o hábito de frequentar bibliotecas e emprestar livros, mas alguns desejo realmente ter.

A empreitada tem sido infrutífera, pois ao dar uma rápida pesquisada na internet e nas lojas mais populares não encontrei nada que me agradasse. Estante para livros é difícil de achar, o que tenho visto são estantes que se destinam ao mesmo tempo a livros, objetos de decoração e aparelhos de som e TV, o que significa que o espaço para os exemplares é exíguo, pelo menos para mim.

Muitos podem achar essa uma tarefa fácil e que na verdade eu esteja complicando. Tá, sou mesmo esquisita, mas, o que quero é uma estante quase biblioteca. Só fiquei mais tranquila e me considerando normal quando, admirada, li no último final de semana um artigo do economista Claudio de Moura Castro, em sua coluna na revista Veja, intitulado “Onde comprar estante de livros? (http://migre.me/7tMeg) Parece que ele escreveu para mim.

Ali, Moura Castro fala exatamente dessa dificuldade em encontrar estante de livros, situação pela qual passou várias vezes, tendo, portanto, de improvisar um móvel para acomodar seus livros. Segundo ele, há estantes para tudo, menos para livros, e as poucas que encontrou são horrendas e mal-acabadas, para poucos volumes. Se quiser ter uma de acordo e com bom espaço, o jeito é apelar para marceneiros e pagar o preço (alto) pelo trabalho.

O que isto significa isso? Que o brasileiro não possui livros suficientes para levar as empresas a investirem na oferta de estantes-bibliotecas? Bom, pelo menos é essa a conclusão do economista que também pesquisou sites em países ricos, descobrindo que a realidade por lá é bem outra.

Não é difícil entender essa situação, mas nem por isso devemos nos acomodar com ela. Infelizmente a média de leitura no Brasil é de 1,8 livro por habitante/ano, abaixo da média de países como a Colômbia, que é de 2,4, como informa Moura Castro em seu artigo. O que se faz urgente é estimular o hábito da leitura, cada vez mais entre os brasileiros, a começar na infância para que, ao chegar a idade adulta, essas pessoas já sejam leitores convictos.

Acredito no poder da internet para a disseminação da leitura. E o trabalho dos blogs literários têm contribuído nessa tarefa, mas ainda é pouco. Por conviver nesse mundo, tenho a ilusão de achar que as pessoas leem muito, pois estou sempre em contato, via internet, e tenho amigos reais que têm a leitura por hábito. Mas quando percebo que ao meu redor, no trabalho e na minha própria casa, as pessoas que estão mais próximas não são leitoras assíduas aí fico alarmada e vejo que ainda há um longo caminho a percorrer.

Enquanto isso vou escrevendo e procurando pela estante e sonhando com o dia em que verei todos os meus livros acomodados confortavelmente e dignamente se exibindo para mim e quem mais desejar olhar. Mas, sem dúvida, quero mais que eles sejam um convite à leitura.


Foto tirada aqui http://migre.me/7tOFm

5 comentários:

  1. Comprei uma excelente na Etna, no ano passado!

    www.cantodoslivros.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Não sei se alguma dessas estantes vai adiantar pra sua coleção, mas aqui vai um link justamente sobre vendas online de estantes, ó: http://www.aleitora.com.br/2012/01/dicas-comprando-sua-estante-online/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=dicas-comprando-sua-estante-online

    Meus livros ficam em duas estantes, uma que faz parte do armário embutido do meu quarto e a outra comum, de metal. E os livros já começam a invadir meu armário =p

    ResponderExcluir
  3. Oi, Cecilia
    Se eu pudesse, mandava uma estante da Ikea para vc...rs..tem uma mais linda do que a outra! Espero que encontre logo um cantinho para seus livros! Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi Celina, este é um problema mesmo. Tenho algumas estantes aqui em casa, no quarto que seria de empregada, aqui chamo de quartinho. Bem, neste quartinho tenho algumas estantes ideais para livros, são aquelas de aço, que se vê em bibliotecas. Tenho estas estantes há muitos anos. Já no corredor do apartamento meu marido idealizou uma estante meio estilizada, mas que serve para guardar muitos livros também.
    Lembro que quando eu era solteira, eu mesma construí minha estante, comprei madeira, pregos e tinta, kkk
    Quanto a surra da pobre da Claire, só mesmo lendo o livro, para não se apegar com a lei Maria da Penha. Recomendo muito a leitura, pode acreditar. E não esqueça que eu e a Maria da Penha somos cearenses, e que foi aqui que esta luta começou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Cecilia!

    Acho que é bem isso que você falou... A gente não encontra estantes de livros porque o brasileiro não tem o hábito de ler! E olha que esse 1,8 é porque a gente lê uns 100 e a maioria não lê nada. Então, ao dividir dá essa média. :s

    Você não conhece nenhum marceneiro? Assim, você poderia encontrar alguém que faça a estante exatamente como você quer.
    Tenho um vizinho maravilhoso aqui. Ele fez o portão do meu sítio... E vi os móveis que ele faz, são lindos demais! Vou contratá-lo para fazer a minha biblioteca o dia que eu tiver dinheiro... :p
    Por enquanto, estou com os meus livros em uma estante que está explodindo, coitada. :(
    Daqui a pouco, eu também não sei onde irei guardá-los.

    Boa sorte com a casa nova!! \o/

    Bjooo!

    ResponderExcluir