quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Minhas confissões literárias

Inspirada em uma postagem do Grupo de Leitura – O Vendedor de Livros no Facebook - aqui, resolvi fazer este post com minhas confissões literárias. Ou seja, aqueles “pecados literários” que por vezes escondemos para não ficar com vergonha diante de outros leitores.
 
Assim, aproveitando ainda o clima de final de ano, em que a gente se passa a limpo, entro no confessionário e revelo 25 fatos que considero pecadinhos literários, esperando assim libertar minhas culpas, aceitar as penitências e conseguir absolvição. Quem sabe...
 
1. Não gosto de Jane Austen – em um post recente - aqui -  tentei dosar a pílula, mas preciso admitir pra mim mesma que, embora insista em dizer que não desisti, os romances que li da autora não me entusiasmaram – pelo menos até agora.
 
2. Não cheiro livros. É sou defensora ferrenha dos livros físicos, com os quais mantenho uma interação muito próxima, mas não tenho o costume de cheirá-los e não sinto vontade de fazê-lo.
 
3. Não gosto de sebos. Pelo menos aqueles mal organizados, repletos de livros espalhados por todos os cantos, que a gente nem sabe por onde começar a olhar.

4. Dobro o canto superior da página de livro. Sim, na falta de marcadores, não me furto de fazer isso para lembrar a página do trecho que me chamou a atenção.

5. Compro livros, mas leio os da biblioteca. Não sei se isso é mania, mas o fato é que adoro frequentar bibliotecas e sempre saio com um livrinho delas para ler. Os de casa,”tadinhos”, vão ficando pra depois. Mas estou tentando reverter a situação.

6. Já li Paulo Coelho. Foram dois livros: O alquimista, que na época gostei muito, e As valquírias, que detestei. Nunca mais quis saber dele. E depois que ele falou mal de James Joyce, minha birra por ele aumentou.

7. Não gosto de livros de autoajuda e chick lit, mas já li.

8. Que na adolescência fui leitora de fotonovelas e, inspirada nelas, comecei a escrever histórias no estilo novelas mexicanas.

9. Já deixei de trabalhar para ler. E amais descarada dessas ocasiões foi quando estava lendo Harry Potter e o enigma do príncipe. Como estava sozinha na sala onde trabalhava, fiquei a maior parte do expediente mergulhada no livro.

10. Que faltei dois dias no trabalho para ir à Flip – Festa Literária Internacional de Paraty - em 2012.

11. Que têm autores que gosto demais, como pessoas e como escritores, mas não consigo ler e entender seus livros. Exemplo: Antonio Lobo Antunes.

12. Que já abandonei leituras. Não foram muitas, mas fiz isto. E, pasmem, uma delas foi O nome da rosa, de Umberto Eco. Acho que não era o momento.
 
13. Que o livro Reparação, de Ian McEwan me decepcionou, mas gostei da adaptação para o cinema.

14. Que não consigo ler dois livros ao mesmo tempo, porque misturo as histórias, a menos que um seja de poesia ou de quadrinhos.

15. Que faz dois anos que meus livros estão empilhados em uma grande caixa de papelão, no canto do meu quarto, porque ainda não comprei uma estante para acomodá-los.

16. Que a saga Harry Potter foi um divisor de águas na minha vida de leitora. Não que eu não gostasse de ler, mas depois do bruxinho passei a ser uma leitora mais assídua, mais constante, mais apaixonada.

17. Que quase não terminei de ler Marley e Eu porque chorava desesperadamente.

18. Que quando era mais nova, li e reli Coração de Vidro, de José Mauro de Vasconcelos, chorando todas as vezes, mas que hoje não conseguiria mais ler, porque temo desabar de vez.

19. Que tenho e compro mais livros do que consigo ler.

20. Que já passei meses sem ler.

21. Que já peguei livro emprestado e não devolvi. Mas os donos também nem fizeram questão.

22. Que quando criança queria ser escritora de ficção, depois me tornei jornalista, só escrevendo sobre a vida real. E que agora sonho em ser só leitora, de ficção e da vida real.

23. Que a minha lista de livros a ler só cresce e que alguns títulos estão lá há anos.

24. Que já me desfiz de alguns livros da infância e adolescência e me arrependi amargamente depois.

25. Que me obrigo a ter vida social, porque se dependesse da minha vontade, só ficaria lendo.
 
Tô perdoada?

4 comentários:

  1. "Dobro o canto superior da página de livro"

    Ai, chega doeu meu coração. :-)

    ResponderExcluir
  2. Amei sua lista, Ceci! Alguns desses pecados tb cometo, e eu só te perdoo por não gostar de Jane Austen pq vc mesma se permite a reconsiderar caso apareça algo melhor! (o que duvido, pq são todos bem parecidos! =p)

    ResponderExcluir
  3. Ta perdoada sim, Cecilia! : )
    Também já fiquei meses sem ler, eu rabisco os livros, rabisco muito! Também já li Paulo Coelho, acho que uns 5 livros e gostei de todos! rs Mas passou a fase. Compro mais livros do que consigo ler e sim, eu cheiro livros! Somos todos pecadores rsrs Adorei o texto e a proposta.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Valeu! Obrigada pelos comentários e pela visita :)

    ResponderExcluir