sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

O paraíso perdido

Falando em bibliotecas, li, recentemente, que a Biblioteca Britânica irá disponibilizar, para download gratuito, cerca de 65 mil livros do seu acervo! É um número considerável, mas nada comparável ao seu acervo, que chega perto de 150 milhões de itens, entre livros, mapas, jornais, partituras, patentes, manuscritos e selos, além de outros materiais, todos acomodados sobre 625 km de prateleiras.

O projeto, financiado pela Microsoft, colocará à disposição obras clássicas da literatura que vão de Jane Austen e James Joyce a Charles Dickens e Thomas Hardy, entre outros expoentes da língua inglesa e universal. A leitura poderá ser feita pelo Kindle, da Amazon.

De belíssima arquitetura, a Biblioteca Britânica é uma das maiores do mundo, contando com um espaço para leitura com capacidade para abrigar 1.200 leitores. Das jóias raras e valiosas do seu acervo, destaque ainda para o caderno de anotações de Leonardo da Vinci, a gravação de um discurso de Nelson Mandela e a Carta Magna.

Essa biblioteca deve ser o paraíso perdido, por isso fico aqui só imaginando o que faria se tivesse a oportunidade de conhecer e frequentar o local. Acho que iria delirar! Bom, quando for a Londres, preciso lembrar de passar por lá...

As obras disponibilizadas poderão ser lidas em inglês, o que, sem dúvida faz uma grande diferença, porque nada melhor do que apreciar um livro no seu idioma original. Para quem curte ler on-line esta é, sem dúvida, uma excelente oportunidade de ter acesso a grandes obras da literatura universal e de praticar a língua inglesa.

Nestes tempos de internet e de tecnologia digital, a iniciativa chega em boa hora.

Para conhecer a biblioteca acesse http://www.bl.uk/

5 comentários:

  1. diria que é paraíso encontrado ! que maravilha !

    ResponderExcluir
  2. oi, cicinha! um otimo carnaval para voce, seja para pular, assistir ou descansar!
    bjs, Cris

    ResponderExcluir
  3. Sua visão em abordar um assunto de tamanha importância, que em meu entender é comparável a transição do texto manuscrito para o texto impresso, ou seja, a virtualização das bibliotecas, justifica suficientemente minha colocação como seguidor.
    Uma honra seria para nosso grupo receber sua visita e ter seu nome entre.

    Parabéns pela percepção dos assuntos abordados

    Regards

    LLEAL

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito legal, pena que eu ainda não consiga ler bem em inglês, mas um dia chego lá.
    Qto às perguntas que me fez lá no meu blog: não tenho uma rotina fixa de leitura; com uma filha pequena isso é praticamente impossível! Procuro ler qdo ela está dormindo, de manhã ou a noite. Não sei qtas horas leio por dia, varia muito. Depende do livro tb; qdo a leitura é boa, leio rapidamente.
    Será que respondi tudo??rs..não se preocupe, pode perguntar o qto quiser. Sou viciada mesmo em ler, não tem como explicar muito..
    Um beijo
    Lia

    ResponderExcluir
  5. Adorei isso! Deve ser incrível o acervo da biblioteca, dá muita vontade de conhecer. Quando for na inglaterra vou me deliciar!
    :*

    ResponderExcluir