quarta-feira, 30 de junho de 2010

Perdido na multidão



Este é um post que eu já queria ter escrito, mas só agora consegui.

Na década de 1980 decidi presentear Fernando, meu sobrinho, que então era apenas um garotinho, com um livro de atividades. Na época, a grande novidade era uma obra infanto-juvenil que tinha como personagem um rapazinho de óculos, vestido sempre com uma camisa listrada em vermelho e branco e um gorro das mesmas cores, tendo na mão uma bengala. Seu nome? Wally, protagonista da série Onde está Wally?, do ilustrador britânico Martin Handford.

O livro, de formato grande, é baseado em pequenos textos e muitas ilustrações que ocupam, geralmente, a página inteira. Nelas encontra-se o viajante Wally e seus pertences – livros, sapatos, equipamentos de acampamento – em algum lugar do mundo, quase sempre países exóticos, e a ideia é encontrá-lo no emaranhado de gente, objetos e paisagens ao seu redor.

A princípio, meu sobrinho adorou o livro tipo esconde-esconde, mas depois de folhear – e achar Wally (o primeiro volume é bem fácil) – nas 26 páginas da publicação, ficou meio que frustrado por que a brincadeira se encerrara. Foi quando percebeu que ainda havia muito a explorar nas coloridíssimas ilustrações. No livro há instruções e uma lista de companheiros de viagem de Wally e vários objetos seus perdidos e escondidos nas páginas para serem encontrados, fazendo com que o desafio seja maior.

Wally então virou mania, tornando-se o passatempo predileto de crianças e adultos, incluindo eu. Outros volumes foram lançados na sequência e, além deste de capa azul Onde está Wally?, comprei para Fernando mais três: Onde está Wally? 2 - Um Passeio na História; Onde está Wally? 3 - Uma Viagem Fantástica; e Onde está Wally? 4 - O Livro dos Jogos. Pensando bem acho que comprei outros títulos ainda, mas não me recordo.

Com o passar do tempo, a busca por Wally diminuiu, o que é natural por causa de outros lançamentos e modismos, embora acredite que ela nunca parou por completo. E toda essa história ressurgiu quando li, há um tempo, que a Editora Martins Fontes havia lançado, este ano, o livro Onde está Wally? - A Mais Completa Coleção de Viagens, que reúne os cinco volumes já lançados em apenas um. O formato é diferente dos anteriores, bem menor, o que significa que a busca por Wally será mais complicada, já que ele também aparece em versão menor. Por outro lado, facilita o manuseio e o deslocamento do livro para qualquer lugar.

Ainda não conferi essa nova edição, mas estou ávida para conhecê-la e, quem sabe, adquiri-la. Aqueles volumes que dei ao meu sobrinho estão em casa, amarrotados, empoeirados e até com as lombadas desfeitas pelo constante manuseio. E ainda escondidos, em algum lugar secreto no quarto do Fernando, desejosos, penso eu, de serem reencontrados, quase 25 anos depois. E Wally também.

4 comentários:

  1. Oi, Cecilia
    Eu me lembro do Wally...era muito divertido mesmo..bjs

    ResponderExcluir
  2. Ok. Mais um livro que vai entrar para minha lista de desejos...
    Nossa, que delícia relembrar nosso querido amigo da camisa listrada... Eu sempre fui apaixonada por esse garotinho perdido e saber que há um lançamento de 2010 me deixou simplesmente encantada!
    Saudade de ler vc, Ciça... Mas agora, com TCC terminado, terei um pouco mais de tempo para dedicar às coisas e pessoas que gosto.
    Beijo, querida!

    ResponderExcluir
  3. aahhh...acho que vou lançar o livro "Onde está a Amnésia?", porque eu também sempre estou perdida!

    ResponderExcluir
  4. oi, Cicinha, como vai vc?
    eu adorava os livros do Wally! ficava procurando aquele magricelinho pela pagina toda, rs
    bjs, Cris

    ResponderExcluir