Já perdi a conta de quantas vezes recebi um e-mail - desses sem fundamento que circulam pela internet e que a gente não sei por que acaba caindo – informando que o Portal Domínio Público ( http://www.dominiopublico.gov.br/ ) está prestes a acabar por falta de acessos.
O fato é que o Portal persiste na rede – e com acessos, desde 2004, quando foi lançado. O problema é que muita gente compra a informação, sem checar, e o circo está armado com a propagação da notícia, sobretudo via redes sociais.
O Portal Domínio Público é mantido pelo Governo Federal e se propõe compartilhar conhecimentos de forma isenta, colocando à disposição livros e outros tipos de obras grátis para baixar, muitos deles com seus direitos autorais vencidos ou cujos detentores dos direitos tenham deles aberto mão.
No menu Estatísticas é possível verificar as 50 “Obras mais acessadas” em cada tipo de mídia (som, imagem, texto e vídeo), além constatar os “Indicadores” que informam o quantitativo mensal do número de visitas, obras cadastradas e e-mails recebidos. Só para ter uma ideia, em janeiro deste ano, o Portal recebeu 424.320 visitas e 567 e-mails. Nada mau para quem está “ameaçado” pelos boatos de fechar há bom tempo.
O blog Livros e Afins, do Alessandro Martins, chegou a fazer um post ( http://livroseafins.com/download-baixar-livros-gratis/ ). sobre o assunto destacando o ranking das dez obras mais procuradas no Portal, entre elas A Divina Comédia, de Dante Alighieri, Poemas de Fernando Pessoa, Dom Casmurro, de Machado de Assis, e O Eu profundo e os outros Eus, também de Fernando Pessoa, o poeta, aliás, tem mais obras no ranking.
Considero o Portal uma excelente iniciativa, que permite o acesso, gratuito, a livros e outras obras de forma legal ou sem ferir os direitos autorais. Uma ideia que merece ser destacada e divulgada para que a população possa usufruir desse benefício ao alcance das nossas mãos.
* Este post faz parte da sexta blogagem coletiva proposta pelo blogueiro Alessandro Martins, por meio do seu blog Livros e Afins. Um pouco atrasada, eu sei, mas sem deixar de manifestar.
Oi, Cecília, gostei muito, mas muito mesmo, de seu blog. Vou incluir um link no meu Poesia Nômade (www.alexandremarino.com). Abraços, Alexandre.
ResponderExcluir