terça-feira, 20 de setembro de 2011

Galeano de presente

Quem não gosta de ganhar presentes? Eu gosto! Seja em datas especiais ou não é sempre bom se surpreender com um mimo. Se este for um livro, nossa, melhor ainda. E se ele vier por um sorteio, aí então a gente pira, se sente a sortuda, a privilegiada, a escolhida.

Pois é, foi isso o que aconteceu comigo no início de setembro, quando participei de um sorteio promovido, no twitter, pela L&PM Editores, e fui a contemplada. O prêmio? O livro As veias abertas da América Latina, do escritor uruguaio Eduardo Galeano, sorteado no dia do 81º aniversário do autor, em 3 de setembro.

Ontem o livro chegou e exultei de felicidade. O escritor pode ter aniversariado, mas o presente quem ganhou fui eu, um presente de Galeano para mim, ainda que pelas mãos da editora, mas que não deixa de homenageá-lo também.

A edição, bela e caprichada, foi publicada pela L&PM Editores em 2010, e tem tradução do contista gaúcho Sergio Faraco, autor de Contos completos, Doce paraíso e Noite de matar um homem. A tradução de Faraco dá uma nova versão brasileira ao livro, que foi escrito por Galeano há mais de 40 anos, mas que, segundo ele, no prefácio que assina, “infelizmente não perdeu a atualidade”.

A primeira edição de As veias abertas da América Latina remonta a 1970, sendo atualizada em 1977, época em que muitos países latino-americanos viviam a ditadura. Por esta razão, a obra constitui-se em uma espécie de “clássico libertário”, ou seja, “um inventário da dependência e da vassalagem de que a América Latina tem sido vítima, desde que aqui aportaram os europeus no final do século XV”, conforme consta na orelha do livro.

Na obra Galeano analisa a história da América Latina, desde o período colonial até a época contemporânea, apontando o que considera como exploração econômica e política do povo latino-americano, primeiro pela Europa e depois pelos Estados Unidos.

Além da edição em formato convencional, a editora lançou o livro de Galeano na Coleção L&PM Pocket, com capas e tradução novas.

Eduardo Galeano nasceu em Montevidéu, no Uruguai, em 1940. Viveu no exílio na década de 1970, primeiro na Argentina e depois na costa catalã na Espanha. Voltou a Montevidéu em 1985 e, desde então, vive na cidade, fazendo caminhadas e escrevendo sempre.

É autor de mais de 40 livros, que foram traduzidos em várias línguas, como Memória do fogo, O livro dos abraços, O futebol ao sol e à sombra e Espelhos, entre outros. Sua obra-prima, no entanto é As veias abertas da América Latina, o livro que agora tenho em mãos e que espero devorar em breve.

Um comentário:

  1. Olá Cecila,que bom que você ganhou um premio em sorteio, eu nunca ganhei nada.Ainda não conhecia este título.
    Bju

    ResponderExcluir