sexta-feira, 8 de março de 2013

Mulheres, por Eduardo Galeano

Charlotte
 
O que aconteceria se uma mulher despertasse uma manhã transformada em homem? E se a família não fosse o campo de treinamento onde o menino aprende a mandar e a menina a obedecer? E se houvesse creches? E se o marido participasse da limpeza e da cozinha? E se a inocência se fizesse dignidade? E se a razão e a emoção andassem de braços dados? E se os pregadores e os jornais dissessem a verdade? E se ninguém fosse propriedade de ninguém?
 
Charlotte Gilman delira. A imprensa norte-americana a ataca, chamando-a de mãe desnaturada; e mais ferozmente a atacam os fantasmas que moram em sua alma e a mordem por dentro. São eles, os temíveis inimigos que Charlotte contém, que às vezes consegue derrubá-la. Mas ela cai e se levanta, e cai e novamente se levanta, e torna a se lançar pelo caminho. Esta tenaz caminhadora viaja sem descanso pelos Estados Unidos, e por escrito e por falado vai anunciando, nos começos do século XX, um mundo ao contrário.
 
O trecho acima faz parte de uma coletânea intitulada Mulheres, de Eduardo Galeano, publicada pela L&PM Pocket, e que reúne textos selecionados pelo próprio autor dos seus livros, como a trilogia Memória do fogo (Os nascimentos, As caras e as máscaras e O século do vento), O livro dos abraços, As palavras andantes, Vagamundo, Dias e noites de amor e guerra e outros.
 
Os textos constantes em Mulheres enfocam, de forma lírica e poética, às vezes triste e até engraçada, pequenas histórias de mulheres da América Latina ou ligadas a essa região. São pessoas célebres, algumas nem tanto ou ainda anônimas, não importa. São mulheres que, com sua vivência, deixaram marcas no dia a dia das pessoas com as quais conviveram e, por isso, devem ser lembradas.
 
Dentre essas, Charlotte Perkins Gilman (1860-1935), da citação acima. Escritora norte-americana, sua produção literária enfoca as relações entre mulher e homem e a opressão da sociedade em que viveu. Ao lado dela, surgem nomes como o da escrava Jacinta de Siqueira, “africana do Brasil, fundadora da Vila do Príncipe e das minas de ouro dos barrancos de Quatro Vinténs”; a atrevida Xica da Silva, escrava que virou rainha no século XVIII; a revolucionária Manuela Saénz, que junto a Simón Bolívar, seu amante, lutou pela independência das colônias sul-americanas; e a compositora e cantora Violeta Parra, considerada a mais importante folclorista do Chile.
 
Enumerar as mulheres citadas – ainda Frida Khalo, Tina Modotti, Evita, Carmem Miranda, Isadora Duncan – é uma tarefa ingrata, são tantas, uma mais interessante do que a outra. Mas vale ainda lembrar de Sor Inês de La Cruz, religiosa católica, poetisa e dramaturga mexicana que, na prosa de Galeano, ganha seis textos: aos quatro, sete, 16, 30 e 42 anos, entremeados ainda por um sobre sonho. Ali acompanhamos um pouco sua trajetória, da menina sonhadora e inventiva, que queria cursar universidade, até a aceitação da sua submissão quando vai para o convento.
 
Todas essas histórias li com sofreguidão e interesse, aguçando ainda mais a minha vontade de conhecer melhor essas mulheres e, por extensão, a América Latina. E, em se tratando de história, Eduardo Galeano, escritor uruguaio nascido em Montevidéu, fornece um belo panorama em suas obras. Seu livro As veias abertas da América Latina, por exemplo, é um clássico no gênero para saber mais sobre a região, a opressão e a exploração, além da riqueza cultural que dispõe. Uma joia que já coloquei na minha lista de leitura.

4 comentários:

  1. Obrigada Cecília! O compartilhamento da resenha sobre o livro Mulheres, complementou e enriqueceu meu olhar sobre a obra.

    Rose da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado. É um visão bem pessoal. Abs.

      Excluir
  2. Muito obrigada. Quero ler seus livros e também, te pedir um favor, ou melhor, me dar de presente a você, através de meu trabalho como mulher, latina, barroca e surrealista; Depois do carnaval ( estou refazendo o site, abra em www.carolinawhitaker.com.br E fale comigo

    ResponderExcluir
  3. Olá Carolina, obrigada. Vou conferir seu site. Abs.

    ResponderExcluir