sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Afinidades na blogosfera

Preciso confessar que nunca fui muito fã de blogs, que custei a me render a essa febre toda e que o processo de decisão de entrar para o mundo da blogosfera e me tornar uma blogueira, por assim dizer, foi longo.

Lembro que ouvi falar de blog pela primeira vez em 2001, quando Márcia, uma amiga do trabalho, entrou para esse universo, criando então o A vida escrita à mão, uma espécie de diário on-line, que ela mantém até hoje. Em seguida, outros amigos foram construindo os seus blogs, mas admito que não cheguei a acompanhar nenhum deles. Nunca tive paciência para ler na tela do computador.

Há um ano, não sei ao certo, comecei a mudar de pensamento, e pela primeira vez admiti ser boa a ideia de criar o meu blog. Afinal, há muito só escrevia textos técnicos e me sentia travada para escrever assuntos mais leves, coisas de próprio punho, achava até mesmo que não seria capaz. Por isso, pensei seriamente na possibilidade, mas daí até partir para a ação propriamente dita levou mais um tempo.

Não queria simplesmente escrever sobre mim, sobre o meu dia a dia, como uma espécie de diário, não fazia sentido, não queria me expor dessa tal maneira. E também, interessaria a quem, não é mesmo? Precisava então pensar em um tema que gostasse muito e que fosse capaz de escrever, que rendesse posts.

Nesse meio tempo, xeretando pela Internet, no Google, em um dos assuntos que mais gosto – Livros e Literatura –, não sei porque “cargas d´água” descobri um blog que tinha tudo a ver comigo, que falava sobre essas paixões, com tanta informalidade, leveza e sinceridade que passei a acompanhar diariamente. Esse blog é Os Livros da Minha Estante, da Tathy Viana.

De tanto lê-lo acabei me entusiasmando, resolvi partir para a ação, centrei-me no tema livros e leituras, criei o blog e comecei a escrever, encontrando também o meu espaço na blogosfera. Só espero ter fôlego para continuar, assim como Tathy e tantos outros blogueiros que conheci então desde que fiz este blog.

Todas essas lembranças vieram à mente ontem, quando recebi de Tathy um e-mail que ela enviou aos seus leitores (prefiro essa palavra a seguidores) e também reproduzido em post no seu blog, com a notícia de que seu texto Caos, o Cachorro, foi o vencedor do Concurso Nacional de Literatura Prêmio João-de-Barro 2009.

Como ela explica, “o Prêmio João-de-Barro, dedicado a obras inéditas da literatura infantil e juvenil, é promovido desde 1974 pela Prefeitura de Belo Horizonte. Uma de suas peculiaridades é a formação de dois júris distintos, sendo um adulto, composto por três especialistas em literatura infantil ou juvenil, e outro integrado por 11 estudantes da Rede Pública de Belo Horizonte”. Tathy foi vencedora nas duas categorias e, além de um prêmio em dinheiro, terá o livro publicado e distribuído em todas as escolas municipais de Belo Horizonte.

Achei bacana e merecido. Por isso, quero deixar registrado aqui os parabéns a Tathy por essa conquista, que só vem coroar todo seu empenho e dedicação na divulgação do livro e da leitura. E também agradecer por me inspirar a escrever e a ler blogs, possibilitando ainda conhecer outros blogueiros, com os quais compartilho essa mesma paixão pelos livros e pela leitura.

2 comentários:

  1. Ô Cecilia: obrigada, obrigada, obrigada pelas suas doces palavras! Fiquei muito comovida com o que você escreveu. beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cecilia
    Li sim, achei meio cansativo no começo mas depois a história fica boa, vale a pena. Bjs

    ResponderExcluir