terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Uma dica da Vânia

No final da tarde de ontem, ao abrir minha caixa de e-mail, em meio a uma avalanche de mensagens de remetentes que eu não conheço, de propagandas, de lixo eletrônico e de piadas enviadas por amigos, recebi da Vânia, minha amiga que mora no Rio de Janeiro, uma postagem que muito me agradou.

Respondendo à mensagem que eu havia lhe enviado sobre a criação do meu blog, ela recomendou-me a leitura de um livro que muito a impressionou: Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves, publicado em 2006 pela Editora Record.

Pelo que ela “contou”, trata-se do diário de uma ex-escrava que foi sequestrada quando era pequena na África para ser vendida no Brasil. “Só que esta escrava era simplesmente uma mulher sensacional: corajosa, ousada, inteligente, talentosa, trabalhadora, grande amante, empreendedora... Só lendo o livro mesmo pra saber”, escreveu Vânia para mim.

“É engraçado como elogiam escritores e livros estrangeiros, e, no entanto, não ´badalam´ este que estou falando, que faria sucesso em qualquer lugar do mundo. Eu já li este livro há uns três ou quatro anos, e venho o recomendando desde então. Quem sabe um dia ele sai da `geladeira´?”, disse ela, concluindo o e-mail.

Como amante de livros que sou, corri a fuçar a internet para saber mais sobre esse intrigante livro, já me interessando pela história. E descobri que se trata de uma publicação pouco comum, por desafiar a lógica do mercado com suas 952 páginas. 952 páginas?!? Sim, é isso mesmo, talvez o maior romance brasileiro publicado em uma única obra, uma audácia da escritora mineira, que arriscou a mostrar o livro para a Editora Record. Esta, sim, foi ousada o suficiente para publicar e apostar na obra.

E acertou, porque no início de 2007, o romance recebeu um dos mais prestigiosos e antigos prêmios literários da América Latina, o Casa de las Américas. O livro foi premiado na categoria “Literatura Brasileira” por decisão unânime do corpo de jurados, que o escolheu entre 212 concorrentes. Além do prêmio em dinheiro, a obra deverá ser traduzida para espanhol.

Acho que só por esses motivos a leitura do livro já se justifica, contudo, pelo que li na internet, o romance ainda tem muito mais a oferecer, em termos de história de vida e de retrato de uma época Alguns comentários afirmam que narrativa é tão surpreendente que é possível ler o romance de uma só tacada.

Fiquei morrendo de vontade de conferir. Quem mais se arrisca?

5 comentários:

  1. Eu me arrisco! Estou paquerando este livro há muito tempo, tomando coragem para encarar a leitura. Com certeza em 2010 eu vou lê-lo!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Estou com vontade de ler esse livro há séculos!!!!

    Certeza que vou pedir em algum dos amigos secretos que participo! :)

    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Cecília,
    Adorei a dica, gosto muito de livros assim...
    vou anotar a dica...
    Um bj.

    ResponderExcluir
  4. Nossa! Fiquei muito curiosa... Eu não sabia desse livro ainda... E é um dos motivos que me faz amar esse seu blog... Vou procurar ler essas 900 e tantas páginas também... Beijos, Ciça!

    ResponderExcluir
  5. Adorei essa dica! Agradeça à sua amiga por mim. Vou pesquisar agora mesmo na Internet para comprá-lo. Além da quantidade de páginas ser uma façanha e tanto, a história parece ser fascinante!

    Bjs e obrigada pelo post.

    ResponderExcluir