sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Meu personagem preferido

Este post faz parte da blogagem coletiva Meu Personagem Preferido de Livro, promovida pelo site/blog Livros e Afins ( http://livroseafins.com/ ) que fiz questão de participar.

Falar sobre um personagem preferido de livro é o mesmo que tentar apontar qual é o seu livro favorito. Não é uma tarefa fácil, diria até que extremamente difícil. São tantos e tão fascinantes que fica mesmo complicado destacar este ou aquele, pois cada personagem de livro que nos encanta traz um pouco do que somos e daquilo que gostaríamos de ser.

Lembro com paixão de muitos deles, como Aquiles, o herói grego de A Ilíada, de Homero, e de seu firme propósito em entrar em uma guerra e ter, para sempre, seu nome imortalizado, mesmo que para isso tivesse de morrer jovem.

De Salomão, o elefante resistente e generoso de A Viagem do Elefante, de José Saramago; de Úrsula Iguarán, a matriarca de fibra de Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Marquez; de Juca Mulato, o caboclo do mato e seu amor platônico pela filha da patroa, do livro de mesmo nome, de Menotti Del Picchia; de Brás Cubas, o defunto-autor que narra sua história em Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis; de Neville Longbottom, o bruxinho tímido e medroso da série Harry Potter, criada por J. K. Rowling, e que se transforma num valente bruxo no decorrer da saga.

Por aí dá pra sentir que a tarefa é mesmo ingrata, mas ainda assim, arrisco-me a tentar. E constato que, na verdade, eu tenho o meu personagem predileto guardado bem lá no fundo do coração, já há um bom tempo. E este, é o Capitão Vitorino Carneiro da Cunha, um dos personagens centrais de Fogo Morto, o livro de José Lins do Rego, que, por sinal, é o meu livro preferido.

Espécie de Dom Quixote dos sertões, o Capitão Vitorino é um homem de bem e tem um coração enorme. Destemido e corajoso, mas ingênuo, seu desejo é transformar o mundo, sendo capaz de enfrentar os políticos mais poderosos da vila onde mora. Vive como um cavaleiro errante, perambulando pelas estradas e buscando a justiça. E, embora respeitoso, é, muitas vezes, motivo de chacota, o que me fez solidarizar com ele nas várias vezes em que li o romance. Além disso, o Capitão Vitorino serve como elo entre os outros dois personagens da trama: Mestre José Amaro e o Coronel Lula de Holanda.

Só para arrematar, Fogo Morto trata da decadência dos engenhos de cana-de-açúcar na região nordeste, retratada pelo autor de forma bem realista. É uma verdadeira obra-prima.

6 comentários:

  1. Olá, Cecília , eu também estou fazendo parte dessa coletiva. E, assim como vc, escolhi vários personagens, pois pra mim tb seria impossível escolher um só...coisas de quem lê muito,né? Muito prazer! bjs,

    ResponderExcluir
  2. Legal! Esse é um livro que já está na fila há algum tempo, já ouvi falar muito bem dele! =)
    abs!

    ResponderExcluir
  3. Tenho dois, Eugênia Grandet, do livro de mesmo nome de Balzac, e o Capitão Rodrigo, de "O Tempo e o vento", de Érico Veríssimo. Aliás, são dois livros que releio periodicamente e a admiração só cresce. Mas concordo com você, que Úrsula Iguarán também é um personagem admirável e inesquecível. Beijão!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por sua visita em http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com
    Fico feliz que tenha gostado,estou erguendo esta bandeira em defesa do idoso e espero poder contar com todos.
    Um dia chegaremos la e vamos querer o mínimo de dignidade.
    Conto com sua ajuda, repasse o link se puder a seus contatos assim estaremos contribuindo com que não venha acontecer o que aconteceu com meu Pai.
    Abraço fraterno de seu novo seguidor e parabéns por este lindo blog.
    Que Deus ilumine seu caminho.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada pela visita e pelos comentários =))
    abraço!

    ResponderExcluir
  6. Nossa! Realmente é difícil escolher um personagem favorito... Mas hoje eu escolho Gregor Samsa. Acho que também porque até agora, "A Metamorfose", do Kafka, é um dos meus livros. Aí fica um pouco mais fácil escolher. Legal também é escolher o personagem mais chato rs. Hoje eu escolheria o Henry, de "Fim de Caso", do Graham Greene.
    bjoks, Ceci ;)

    ResponderExcluir