Esta é a pergunta que o Artefato Cultural (http://www.artefatocultural.com.br/) está fazendo em seu portal a todos os internautas. As respostas, conforme o site, serão transformadas em textos.
Achei o portal bastante interessante e rico em informações culturais. Vale a pena dar uma conferida. E se quiser participar da enquete, basta deixar um comentário falando sobre o livro e o quanto a sua leitura foi importante para você. Acesse a enquete aqui: http://www.artefatocultural.com.br/portal/index.php?secao=news&id_noticia=660&subsecao=68
Quanto a minha resposta, bem, como já comentei no blog, o livro que marcou minha vida foi Fogo Morto, de José Lins do Rego. Porque foi o livro que despertou, de vez, a paixão pela literatura em mim. É um livro que remete à minha adolescência, quando tinha de 14 para 15 anos, época em que passei a me interessar mais pela literatura, impulsionada, sobretudo, por uma professora de Português que tive no final do 1º e começo do 2º grau: Dona Rosemeire. Suas aulas eram magníficas, com leituras, exercícios de criatividade, apresentações de textos. Quando li Fogo Morto fiquei fascinada com a linguagem, aquela história sobre a decadência dos engenhos de cana-de-açúcar e seus personagens fascinantes. Não é à-toa que considero o capital Vitorino Carneiro da Cunha, o meu personagem preferido.
Ótima dica, vou conhecer o portal agora mesmo!
ResponderExcluirNossa, as meninas do Artefato ficarão muito contentes quando lerem seu belo texto. Assim como eu fiquei!
ResponderExcluirObrigada por divulgar o Artefato, Ceci. Logo faremos o texto com as resposta da enquete. É muito bacana a participação dos leitores.
Um grande beijo e bom carnaval!
Super interessante esse portal, vou lá! Quanto ao livro que me marcou foi "O Estrangeiro", de Albert Camus. Li com 19 anos, para um trabalho da faculdade, e foi um verdadeiro soco no estômago. Depois disso li quase tudo de Camus, adorei, mas nunca mais nada teve o impacto do primeiro. Beijão!!!
ResponderExcluir