sexta-feira, 4 de março de 2011

O livro da sua vida

Qual livro marcou sua vida e por quê?

Esta é a pergunta que o Artefato Cultural (http://www.artefatocultural.com.br/) está fazendo em seu portal a todos os internautas. As respostas, conforme o site, serão transformadas em textos.

O Artefato Cultural surgiu na internet 2004, como um site, no formato de revista, trazendo matérias e textos sobre Arte e Cultura em geral. Os principais destaques são Literatura, Pintura, Escultura, Música, Arquitetura, Teatro e Cinema.

O novo formato (Portal), que se apresenta hoje, entrou no ar em janeiro de 2008, mantendo-se o conteúdo dedicado às sete artes, mas diversificando sua atuação por meio do intercâmbio entre o internauta e a produção cultural da Baixada Santista, sem dúvida, uma das mais importantes na história do País.

Achei o portal bastante interessante e rico em informações culturais. Vale a pena dar uma conferida. E se quiser participar da enquete, basta deixar um comentário falando sobre o livro e o quanto a sua leitura foi importante para você. Acesse a enquete aqui: http://www.artefatocultural.com.br/portal/index.php?secao=news&id_noticia=660&subsecao=68

Quanto a minha resposta, bem, como já comentei no blog, o livro que marcou minha vida foi Fogo Morto, de José Lins do Rego. Porque foi o livro que despertou, de vez, a paixão pela literatura em mim. É um livro que remete à minha adolescência, quando tinha de 14 para 15 anos, época em que passei a me interessar mais pela literatura, impulsionada, sobretudo, por uma professora de Português que tive no final do 1º e começo do 2º grau: Dona Rosemeire. Suas aulas eram magníficas, com leituras, exercícios de criatividade, apresentações de textos. Quando li Fogo Morto fiquei fascinada com a linguagem, aquela história sobre a decadência dos engenhos de cana-de-açúcar e seus personagens fascinantes. Não é à-toa que considero o capital Vitorino Carneiro da Cunha, o meu personagem preferido.

3 comentários:

  1. Ótima dica, vou conhecer o portal agora mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, as meninas do Artefato ficarão muito contentes quando lerem seu belo texto. Assim como eu fiquei!
    Obrigada por divulgar o Artefato, Ceci. Logo faremos o texto com as resposta da enquete. É muito bacana a participação dos leitores.
    Um grande beijo e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  3. Super interessante esse portal, vou lá! Quanto ao livro que me marcou foi "O Estrangeiro", de Albert Camus. Li com 19 anos, para um trabalho da faculdade, e foi um verdadeiro soco no estômago. Depois disso li quase tudo de Camus, adorei, mas nunca mais nada teve o impacto do primeiro. Beijão!!!

    ResponderExcluir