segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Os livros que comprei

Apesar da nostalgia pelo Circulo do Livro, que comentei no último post, não posso deixar de comentar que, aproveitando as promoções dos sites, adquiri neste mês alguns livros que há tempos vinha namorando. E devo confessar que o prazer foi tão bom quanto aquele que sentia quando comprava do clube. Afinal, a expectativa é a mesma, é preciso esperar o livro chegar, mas quando o correio bate à sua porta, entregando aquele pacotinho tão esperado, nossa, a ansiedade mal deixa as mãos ficarem firmes para abrir o invólucro. É uma afobação só, mas, depois é só sentar e devorar, livro por livro. Com isso, a minha listinha de livros a ler vai ficando cada vez maior. Tudo bem, eu gosto.

Primeiro escolhi O Silmarillion, de J.R.R. Tolkien, completando assim, a minha coleção do autor britânico, que começou com O Hobbit, lido há sete anos com encantamento pela saga de Bilbo Bolseiro. Este, instigado pelo mago Gandalf e mais 13 anões (que são um show à parte na narrativa) vai recuperar o tesouro roubado dos anões por um dragão. No caminho, Bilbo encontra o anel, que será o centro da trilogia O Senhor dos Anéis. Não cheguei a ler os livros da saga, que já estão acomodados no meu guarda-roupa, à espera da minha leitura, mas assisti ao filme, então conheço a história.

O Silmarillion fala de acontecimentos de uma época muito anterior ao final da Terceira Era, quando ocorreu a saga de O Senhor dos Aneis. São lendas que Tolkien escreveu ao longo de toda a sua vida e traz muitas reflexões. Parece ser bem complexo, mas quem já leu disse ser fabuloso e incomparável.

Das aulas de JL, sobre Ensaio Pessoal, dentre as obras indicadas está Uma Mente Inquieta, de Kay Redfiel Jamison. Como no ano que vem pretendo fazer um ensaio pessoal para o trabalho de conclusão do curso, estou me municiando de livros que me auxiliem na tarefa.

Uma Mente Inquieta é o testemunho pessoal de uma psiquiatra que revela sua própria luta em vencer o transtorno bipolar que a acometeu desde sua adolescência. Li algumas partes na aula, e percebi que vou ter de mergulhar muito fundo nessa leitura, mas vou gostar.

A Vida Secreta dos Grandes Autores, de Robert Schnakenberg, e ilustrado por Alan Sieber, revela os defeitos, as fraquezas e as fragilidades humanas dos grandes nomes da literatura mundial. Shakespeare, Virginia Woolf, Charles Dickens são alguns dos autores retratados. Se vai acrescentar alguma coisa eu não sei, mas pelo menos é divertido, e mostra que essas pessoas, consideradas gênios, são tão humanas quanto a gente. É uma maneira de humanizar os ídolos.

Para o meu deleite, embora já tenha lido, O Pequeno Príncipe teve uma adaptação feita em quadrinhos, pelo artista francês Joann Sfar. As ilustrações são lindas e só valorizam ainda mais a bela história de Antoine de Saint-Exupéry. Uma jóia.

Em Retratos da Leitura no Brasil, Galeno Amorim faz um amplo diagnóstico do livro e da leitura em nosso país. Os textos reunidos falam de temas como o valor simbólico da leitura, o acesso ao livro, a escola e a formação de leitores, os jovens e a leitura, a leitura no Brasil e no mundo, políticas públicas do livro e da leitura, bibliotecas públicas, entre outros. Um verdadeiro estudo. Um belo estudo.

Por fim, comprei o Dicionário Amoroso da Língua Portuguesa, que vi com minha amiga Gil na Flip deste ano. Faltamos só babar pelo livro que, organizado por Marcelo Moutinho e Jorge Reis Sá, traz 35 palavras escolhidas por 35 autores de língua portuguesa em quatro continentes. Com uma diagramação bem criativa e linda, as palavras ganham uma dimensão que mostram o uso diferente de um mesmo idioma. Bacana!

Agora é só encaixar esses livros na minha listinha e desfrutar, assim, do prazer das histórias que só a leitura pode nos proporcionar.

4 comentários:

  1. Oi Cecília...
    Quantos livros hein...
    Parabéns pela aquisição.
    Michele

    ResponderExcluir
  2. Senta que lá vem a história! Gostei do livro A Vida Secreta dos Grandes Autores, de Robert Schnakenberg, poderia ser presente de Natal para vários escritores tipo o Paulo Coelho, Nossa como odeio ele! rs

    ResponderExcluir
  3. Sua lista esta de parabéns!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Que saudade do círculo do livro... Boa leitura!

    ResponderExcluir