quinta-feira, 11 de março de 2010

O ano de Nabuco

O preconceito ainda é uma opinião ou ideia preconcebida e irrefletida fortemente arraigada no ser humano. Eu mesma, apesar de abominar esse tipo de comportamento, me pego às vezes prejulgando uma ou outra pessoa, e por questões bobas. Mas tento me policiar e erradicar, de vez, esses pensamentos da minha mente.

Por isso, quero registrar aqui que, pelo menos um tipo preconceito deverá ser lembrado ao longo deste ano: o racial. É que 2010 foi instituído o Ano Nacional Joaquim Nabuco, que marcará os 100 anos da morte do pensador, escritor, diplomata, político e abolicionista pernambucano, e um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.

Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo foi um dos principais mentores do abolicionismo, se opondo veementemente contra a escravidão. Para tanto, lutou por meio de atividades políticas e de escritos, como Abolicionismo, Campanha Abolicionista no Recife e Escravos – poesias, entre outras. Foi, ainda, fundador, em 1878, da Sociedade Antiescravidão Brasileira, e responsável, em grande parte, pela Abolição em 1888.

Embora as atividades do Ano tenham começado no início do mês, hoje, dia 11, acontece a abertura oficial da Programação do Ano Nacional Joaquim Nabuco. A solenidade será no Auditório Benício Dias, na Fundação Joaquim Nabuco, no Recife (PE).

É uma iniciativa louvável e que nos dará a oportunidade de conhecer um pouco mais desse grande homem e de sua importância histórica, política, literária e intelectual no Brasil. Sempre é tempo.

Saiba mais sobre o Ano Joaquim Nabuco:
http://www.fundaj.gov.br/notitia/servlet/newstorm.ns.presentation.NavigationServlet?publicationCode=16&pageCode=1457

Nenhum comentário:

Postar um comentário